Obras nas unidades de saúde de Cabo Frio mostram força da engenharia municipal

Obras nas unidades de saúde de Cabo Frio mostram força da engenharia municipal

As unidades municipais de saúde em Cabo Frio começam a deixar para trás anos de descaso e abandono. Desde o início do mandato do prefeito Dr. Serginho, a prioridade tem sido recuperar e modernizar os espaços para garantir mais conforto e dignidade à população. As intervenções já estão em andamento e prometem marcar uma nova etapa para a saúde pública local.

No Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, por exemplo, uma das maiores mudanças é a substituição do antigo telhado de zinco por uma laje. Além disso, estão sendo realizadas reformas nos leitos, no segundo andar e nas enfermarias, com atualizações no sistema elétrico e melhorias estruturais que vão acabar com as infiltrações crônicas que tanto prejudicavam o funcionamento da unidade.

Gabriel Saraiva, engenheiro responsável pela obra na Secretaria de Saúde, detalha: “Estamos removendo o telhado e todo o madeiramento, impermeabilizando a laje para instalação dos aparelhos de ar-condicionado, o que vai eliminar os problemas de infiltração nas enfermarias. Também vamos reformar o segundo pavimento conforme a norma RDC50, com implantação de campainhas para emergências em cada boxe e recuperar a caixa d’água da unidade.”

Mas as melhorias não param por aí. A UBS do Jardim Esperança está passando por uma reforma geral, que inclui troca dos revestimentos — que estavam fora dos padrões exigidos — revisão das infiltrações no telhado, instalação de ventiladores na sala de espera e adaptação do banheiro para acessibilidade. A previsão é que a unidade seja entregue reformada e modernizada em agosto.

Na Casa da Criança, a área de lazer infantil ganhou atenção especial. A antiga cobertura de policarbonato, que expunha as crianças ao sol, está sendo substituída por uma telha sanduíche, que oferece melhor isolamento térmico. Além disso, o piso da área kids está sendo trocado por um material emborrachado com grama sintética para aumentar a segurança dos pequenos, e as grades do cercado também estão sendo renovadas.

Outro ponto que sofria com problemas antigos é o Hospital Municipal São José Operário, que enfrentava dificuldades com o sistema de esgoto. “Refizemos toda a fossa, instalamos um filtro e sumidouro novos, além de criar uma caixa de gordura separada da fossa, corrigindo uma situação totalmente inadequada que existia”, explica Gabriel.

Além disso, a ala de psiquiatria do hospital está sendo reformada para melhorar o fluxo de pacientes, com separação da área de tomografia para evitar que os pacientes precisem passar pela psiquiatria para chegar ao exame. Outras intervenções no telhado, pintura, revisão elétrica e melhorias no centro cirúrgico também estão previstas.

A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, acompanhou de perto o andamento das obras na última semana e reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública. “Nosso foco é oferecer um atendimento digno para a população. Ao assumir a Secretaria, encontrei um verdadeiro deserto sanitário, mas estamos dando os primeiros passos. Em breve, iniciaremos a construção das novas UPAs e Cabo Frio vai viver um novo tempo na saúde”, destacou.

Essas intervenções representam não apenas melhorias físicas, mas também um respiro para o sistema de saúde da cidade, que passa por uma verdadeira transformação depois de anos de dificuldades.     

Galvão

Galvão