Costa do Sol articula mudança histórica na ExpoRio Turismo e mira edição no interior do Estado

Costa do Sol articula mudança histórica na ExpoRio Turismo e mira edição no interior do Estado

Gestores de turismo dos municípios da região turística da Costa do Sol participam, nesta terça-feira, 13, de um encontro com o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca (PP), que acontece na sede da pasta, no bairro da Glória, no Rio.

O principal tema da reunião será a sugestão para que a ExpoRio Turismo, principal feira do setor no Estado do Rio, tenha novo formato, com a realização alternada de um evento na capital e outro no interior do Estado.

A pauta foi sugerida pelo secretário de Turismo de Macaé, Léo Anderson, durante um encontro entre gestores de turismo da região com Tutuca, realizado no Durval Restaurante, no final do ano passado.

Reconhecida como a Capital Nacional do Petróleo, a cidade se mostra uma das principais candidatas do interior para receber a ExpoRio Turismo, que poderia acontecer no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, além de possuir a 2ª maior rede hoteleira do Estado, atrás apenas da capital fluminense.

O local, que já recebeu grandes eventos, especialmente na área de petróleo, gás e energia, passou por uma reforma completa, realizada pela gestão Welberth Rezende (CIDADANIA), e entregue em dezembro de 2024.

Em 2025, a ExpoRio Turismo aconteceu no Complexo Lagoon, no bairro da Lagoa, no Rio, reunindo experiências imersivas, palestras, locais de exposição e shows musicais, tudo voltado para o mercado do turismo nacional e internacional, com foco em reforçar a atratividade do Estado e de seus 92 municípios.

Entre os temas da reunião estão ainda a apresentação da nova logomarca da região, incentivos para eventos, a realização de uma feira de turismo itinerante na região, apoios para pesquisas, atualização do inventário de oferta turística, e melhorias dos acessos à região.