Matrícula de novos alunos da rede pública municipal acontece sexta, 23, em Rio das Ostras

Matrícula de novos alunos da rede pública municipal acontece sexta, 23, em Rio das Ostras

Começou nessa segunda-feira, 19, o processo de novas matrículas para alunos que desejam ingressar nas unidades da rede pública municipal de ensino de Rio das Ostras, e cujo prazo termina nessa sexta-feira, 23.

O cadastro pode ser feito no site da prefeitura, no Portal da Educação, pelo link, https://www.riodasostras.rj.gov.br/educacao/, lembrando que as vagas são destinadas a alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Depois de um 1º dia de inscrição destinado exclusivamente para os candidatos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, as inscrições passam a ser abertas a todos os tipos de alunos a partir das 9h dessa terça-feira, 20, seguindo até às 23h59 de sexta.

A prefeitura explica que, depois de realizar a inscrição online, os pais e responsáveis, ou os próprios alunos, se maiores de 18 anos, têm o prazo de 2 dias úteis para efetivar a matrícula na unidade escolar pretendida, sob risco de perder a vaga.

Para fazer a inscrição online, basta acessar o site, https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/, e clicar no ícone “novas matrículas”, e preencher o formulário com as informações necessárias.

Entre elas estão, nome completo do candidato; data de nascimento e demais dados do registro de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade (país de nascimento); naturalidade (cidade ou estado de nascimento); endereço completo; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico (e-mail), se possuir; nome da mãe e/ou do pai; nome do responsável legal; número do RG e CPF do responsável legal; deficiência, TEA ou altas habilidades/superdotação do candidato, quando houver; rede escolar de origem ou se nunca estudou; ano de escolaridade ou fase da Pré-Escola em 2025; modalidade (regular ou EJA); e unidade escolar pretendida.

Depois de preencher o formulário, é preciso imprimir o protocolo de encaminhamento que será gerado, lembrando que as informações prestadas deverão ser comprovadas no ato da efetivação da matrícula, sob risco de perda da vaga.

Dentro de 2 dias após o preenchimento do formulário, os candidatos precisarão comparecer à escola pretendida, das 8h às 17h, com o protocolo e encaminhamento impresso, além de original e cópia da certidão de nascimento do aluno; e CPF do aluno do Ensino Fundamental (regular ou EJA); carteira de identidade e CPF do responsável legal; comprovante de residência de Rio das Ostras, de até 2 meses anteriores, em nome do responsável, ou declaração de residência, emitida pelo proprietário do imóvel, juntamente com um comprovante de residência em nome do proprietário do imóvel que confirme a veracidade do endereço e cópia da carteira de identificação do mesmo; carteira de vacinação atualizada; e documento judicial de guarda, do aluno menor, quando for o caso.

Também será preciso, caso seja necessário, que os candidatos apresentem original e cópia de laudo ou documento médico para os alunos com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação; laudo ou documento médico para os alunos com transtornos da aprendizagem e/ou alergias alimentares; e laudo ou documento médico que comprove doença incapacitante, deficiência ou mobilidade reduzida por parte dos pais ou responsáveis dos alunos, quando for o caso.

Além disso, é preciso ainda apresentar uma foto 3×4 e o histórico escolar emitido pelo estabelecimento de ensino de origem ou uma declaração ou protocolo de transferência, constando o ano de escolaridade no qual o aluno deverá ser matriculado.

Para mais informações sobre o processo de matrícula, suas etapas e seus requisitos, basta acessar as páginas 15 e 16 da edição 1.896 do Jornal Oficial, publicado no site da prefeitura no último dia 10 de dezembro de 2025.