Conheça seis lugares para serem explorados durante a primavera em Petrópolis
Como não amar a primavera? Os dias começam a ficar mais longos, o clima mais agradável e tudo fica mais colorido e cheio de flores. Por aqui, a estação começou na última quarta-feira (22), trazendo uma frente fria que não durou muito tempo, já que os dias ensolarados voltaram a aparecer na quinta-feira (23), propiciando ótimas oportunidades de lazer e diversão. Apesar disso, em Petrópolis por exemplo, há muitos lugares que ainda são pouco explorados nessa época, isso porque, diversos turistas e os próprios moradores não conhecem diversas áreas para curtir neste período.
Algumas regiões da Cidade Imperial trazem paisagens maravilhosas para curtir com a família, com a pessoa amada ou, até mesmo, na própria companhia. Para te ajudar, a equipe do Diário de Petrópolis separou seis lugares que oferecem belas paisagens para você curtir a primavera em Petrópolis. Tem orquidário, passeio pelo Centro Histórico e espaços incríveis para um piquenique. Confira:
Orquidário – Poucos sabem, mas Petrópolis abriga o orquidário mais antigo do Brasil. Fundado em 1870, o orquidário Binot, localizado no Retiro, possui mais de mil espécies de plantas e flores, entre elas bromélias e orquídeas. Além das plantas, o espaço tem também um belíssimo lago de peixes, instalado logo na entrada. Situado Rua Fernandes Vieira, 390, no Retiro, o Binot funciona de segunda a sexta, das 07h às 17h.
Além deste, outros orquidários que oferecem uma ampla diversidade de espécies de flores podem ser visitados em Petrópolis. Entre eles estão: Orquidário Serrano, localizado Rua Neuza Goulart Brizola, 2200, no Santa Monica, em Itaipava; Orquidário Quinta do Lago, localizado na Rua Domingos José Martins, 195, em Bonsucesso; e Floralia Orquidários Reunidos, localizado na Estrada Alcobaça, no Samambaia.
Centro Histórico – Tendo os Ipês Amarelos como cenário encantador do auge da primavera, a árvore símbolo da Cidade Imperial já começou a ganhar vida nos principais pontos do Centro Histórico, anunciando a chegada da estação das flores. Exemplares da espécie, que acabam se tornando um verdadeiro atrativo turístico de Petrópolis, já podem ser vistos em seu desabrochar nas ruas do Imperador, da Imperatriz, próximo ao Palácio de Cristal, na Praça da Liberdade e em diversas vias do Centro Histórico – onde estima-se ter cerca de 70 ipês amarelos plantados – e por todo o município.
Piquenique no Horto Brejal – Localizado no distrito da Posse, o Horto Brejal conta com extensa e variada produção de bromélias, plantas ornamentais e árvores ornamentais e nativas. Além disso, o espaço possui uma lojinha com artigos para jardins e artesanatos e também oferece os serviços de planejamento e execução de paisagismo, manutenção de jardins e áreas verdes, execução de reflorestamento e manutenção de áreas reflorestadas.
Com uma ampla área verde, no Horto é possível realizar também um super piquenique, com produtos ofertados no próprio loca. O ambiente está situado na Estrada do Brejal, 5500, na Posse.
Parque Cremerie – E por falar em piquenique, o Parque Cremerie é também uma ótima opção para a reunir a família e os amigos para aquele lanchinho especial. O parque está localizado em área de preservação ambiental, com 47 mil metros quadrados que incluem playground, quadras esportivas e pedalinhos. O maior atrativo do local é a tranquilidade atípica de um ponto turístico. Trechos de mata atlântica dividem a atenção dos visitantes, com opções que atraem centenas de pessoas todos os dias. O Parque está situado na Rua Luís de Camões, na Estrada da Independência. As visitações podem ser realizadas de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada franca todos os dias.
Vale do Amor – Para quem busca paz de espírito em um ambiente cercado de montanhas e belezas naturais, com direito a imagens sagradas de várias religiões e mensagens que tocam o coração, tudo isso em meio a lindos jardins, o local certo é o Vale do Amor. O Santuário está localizado na Estrada Mata Cavalo, s/n, na Fazenda Inglesa.
Parque São Vicente – Na estação mais florida do ano, uma das principais atrações turísticas de Petrópolis é o Parque São Vicente. Lá, os frequentadores encontram uma vista incrível do Rio de Janeiro. Cercado pelas belezas da Mata Atlântica, o parque é um ótimo passeio para fazer em um final de tarde com a família e aproveitar para curtir o pôr do sol. O São Vicente está localizado na Rua Paula Buarque – Vila São Luís, no Quitandinha, próximo ao Nas Nuvens.
Previsão do tempo durante a primavera
Estação de transição entre o período seco e chuvoso, a primavera chegou às 16h21 da última quarta-feira (22) com a passagem de uma frente fria pelo Estado do Rio de Janeiro, que ocasionou chuva, ventos fortes e queda na temperatura. No entanto, esse cenário não durou muito tempo. Na quinta-feira (23), o sol e o céu azul voltaram a aparecer em Petrópolis, evidenciando ainda mais a beleza da primavera.
Segundo o Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas – a primavera registra menor número de massas de ar frio e os dias costumam ser mais quentes com temperaturas máximas elevadas. Entre outras características, a amplitude térmica é maior durante a estação, que é a diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia. As pancadas de chuvas também são mais frequentes devido a áreas de instabilidade. A previsão é que nos próximos dias, a máxima seja de 37ºC na cidade.
Diário de Petrópolis