ESF do Campo do Oeste inaugura brinquedoteca
Com objetivo de estreitar o vínculo com a comunidade e desmistificar o medo do ambiente de saúde, focando na humanização, a equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família, do Campo do Oeste, em Macaé, inaugurou nesta quinta-feira (7), uma brinquedoteca.Durante a solenidade, o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, reforçou que a ação mostra o entendimento do governo, que é a humanização e o diálogo permanente. “A palavra hoje é gratidão. Este espaço é um diferencial no atendimento para as crianças e seus familiares. Elas ficarão mais tranquilas enquanto aguardam o atendimento e com certeza, será um exemplo para outras unidades de saúde”, frisou.
Quem também aprovou o espaço foi a mãe da pequena Gabriele Cecília, 4 anos, Diana Aparecida Souza. “A equipe é muito atenciosa, sempre busca algo diferente e hoje tivemos essa surpresa. É muito legal para as crianças, pois acabam se sentindo em casa e sem o medo, principalmente quando precisam receber alguma vacina”, disse.
A assistente social da unidade, Jaques Cavalcante lembra que a implantação da brinquedoteca foi pensada por toda equipe e a comunidade. “O novo projeto visa não só atender, mas cuidar das pessoas. Um grande parceiro neste espaço foi o artista, Rotaip, que encheu de arte e cores as nossas paredes”.
Segundo a gerente da unidade, a enfermeira Thais Coelho e a técnica de enfermagem, Claudiane Olegário, a intenção é proporcionar para as crianças um ambiente mais humanizado, que ofereça estímulos para leitura e socialização. “A brinquedoteca já agradou a garotada, aqui elas podem encontrar brinquedos, jogos educativos e livros infantis”, disseram.
A coordenadora das ESFs e UBSs, Luzia Santana, elogiou o empenho e dedicação de toda equipe de transformar o espaço em um local de acolhimento para os usuários. “Até receber o atendimento, as crianças podem ficar brincando junto com seus pais e o tempo vai passar mais rápido e de forma divertida”, pontuou.