Exposição ‘Macaé por dentro e fora’

Exposição ‘Macaé por dentro e fora’

A exposição ‘Macaé por dentro e fora’ é mais um presente para a cidade, que comemora seus 209 anos no próximo dia 29. Ela poderá ser visitada gratuitamente até 13 de agosto, das 9h às 17h, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive do Centro Macaé de Cultura. A mostra é composta por obras em óleo sobre tela de Marcelo Vittielo, óleo sobre tela e porcelana de Lidia Gonzalez e fotografias de Evelyn Dutra.

“A cidade tem paisagens privilegiadas e belas edificações que nos cativam à primeira vista. No entanto, tem também uma vida íntima, que só um olhar mais atento percebe. Essa visão de dentro, mais recôndita e caseira, é a que aparece nesta exposição, numa homenagem diferente à cidade, em seu aniversário. Uns lugares, certas pessoas, que compõem uma geografia afetiva pelos bairros e comunidades, estão presentes aqui. Rememorar, comemorar, celebrar essas pequenas e grandes histórias que fazem o enredo vivo da cidade”, disse o curador da Galeria, Gerson Dudus.

“Retratar a memória afetiva da cidade é o que me realiza. Ela é suave. É leve. É para trazer lembranças. Estou muito feliz com esta minha primeira exposição na Galeria”, ressalta Evelyn Dutra. A fotógrafa macaense tem formação em Química Industrial e atuou na área de petróleo, mas se realiza buscando memórias afetivas de Macaé. Ela tem diversos quadros pelo Brasil, incluídos em um projeto da revista Casa Vogue Brasil.

Registros de personalidades e prédios históricos são tema da mostra do trabalho em óleo sobre tela e porcelana de Lidia Gonzalez. Suas obras são manifestos à preservação patrimonial da cidade. Em cores vibrantes, suas peças provocam criticidade e convidam à reflexão. Lidia, com formação em Publicidade e Propaganda e atuação como designer gráfica, é neta da ambientalista e ativista por Direitos Humanos, Alba Corral (1943-2013).

As obras que compõem a mostra de trabalhos em óleo sobre tela de Marcelo Vitiello, assim como as de Lidia Gonzalez, são crônicas urbanas da cidade. Capturando o cotidiano e as comunidades macaenses, Vitiello oferece olhar atento ao que não se observa com cuidado. A energia elétrica é uma das digitais de sua arte.

O Centro Macaé de Cultura da Secretaria de Cultura está localizado na Av. Rui Barbosa, 780.

Galvão

Galvão