Obras de macrodrenagem avançam no município
Os trabalhos para resolver o problema dos alagamentos nos bairros Sol Y Mar, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Miramar, Campo do Oeste, Praia Campista e entorno prosseguem em Macaé. Atualmente, as intervenções, realizadas pela Secretaria Adjunta de Obras, estão concentradas na Avenida Fábio Franco. O sistema completo dará vazão às águas das chuvas recebidas da bacia desses bairros. Somente este ano, já foram investidos mais de R$ 100 milhões em drenagem no município.
De acordo com o secretário de Obras, Felipe Bastos, as atividades contam com serviços de instalações de galerias, redes, drenagem em canal, caixa ralo, meio fio, sarjeta, asfalto e plantio de árvores. Ele acrescenta que o projeto contempla as ruas Cristal, Jonas Mussi, Dr. Sady de Almeida Gomes, Carlos Augusto Tinoco Garcia e Fábio Franco. “A obra é uma das prioridades do governo. As intervenções são de longo prazo, mas o resultado irá trazer grandes benefícios para a população”, acrescenta o secretário.
As galerias que estão sendo instaladas têm capacidade para suportar a precipitação de chuvas até 22 mil litros por segundo, considerando dados meteorológicos dos maiores volumes de chuvas registrados nos últimos 20 anos no município. Em junho, a prefeitura concluiu a pavimentação da Rua Dr. Sady de Almeida Gomes, onde foram construídos 240 metros de galerias pluviais medindo 3,5m x 1,90 cada. Elas foram conectadas às galerias da Avenida Evaldo Costa até o Canal Fábio Franco, na Linha Vermelha.
Esta semana, estão sendo executadas as adequações de elétrica e civil na elevatória localizada na Rua Télio Barreto para receber as bombas novas. No próximo dia 15, começarão os serviços de colunas de brita na Rua Jonas Mussi e alargamento do canal da Rua Fábio Franco. A próxima etapa será a licitação para a construção da microdrenagem no Campo do Oeste e Novo Horizonte, que será interligada às macrogalerias da Sady Gomes. A Prefeitura de Macaé realiza também obra de macrodrenagem no bairro Aroeira.