Feira de Oportunidades em Campos reúne empresários e estudantes

Feira de Oportunidades em Campos reúne empresários e estudantes

Realizada no início dessa semana no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, em Campos dos Goytacazes, a Feira de Oportunidades reuniu representantes de mais de 30 empresas da região e estudantes das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), de Macaé e Campos.

Entre os temas mais discutidos no estande do SENAI no evento, estiveram o futuro do mercado de trabalho e a prototipagem de peças por impressão 3D, contando com palestras realizadas pela entidade e pela Casa Firjan.

Promovido pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) em parceria com a Firjan Norte Fluminense (Firjan NF), o evento permitiu aos estudantes ampliar suas redes de contatos e cadastrar currículos, ao mesmo tempo em que empresários puderam conhecer produtos e serviços oferecidos pela comunidade empresarial local.

A abertura da feira contou com a presença do presidente da Firjan NF, Francisco Roberto Siqueira, ao lado do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), e do reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos, Jefferson Manhães, que também é presidente do Fidesc.

“Feiras como esta fortalecem as expectativas pela retomada econômica. Após 2 anos de restrições, todos estão ávidos para retomar a produtividade, tanto as empresas, que contam com nosso apoio constante na qualificação profissional e empresarial, quanto o jovem recém-formado que encontra na Firjan SENAI equipamentos de ponta para se qualificar e se apresentar ao mercado de trabalho”, apontou Francisco Roberto de Siqueira.

Além de discutir temas importantes para o mercado de trabalho na região, o estande da Firjan ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer alguns dos mais modernos equipamentos que compõem a estrutura do SENAI em Campos e Macaé.

Entre eles estavam uma mini fresadora CNC, que faz usinagem de peças a partir de diferentes materiais como madeira, acrílico e Celeron; uma impressora 3D, que está produzindo uma peça de turbina a gás durante a feira; além de diversos protótipos já fabricados como um compressor centrífugo, uma chave inglesa e um porta-celular, que está sendo distribuído como brinde aos visitantes.

“Esta é uma oportunidade para os jovens e os empresários conhecerem de perto a estrutura de excelência que está à disposição de todos em nossa região, e já estamos bastante satisfeitos com o resultado. Pudemos ver de perto o brilho nos olhos dos alunos e de jovens profissionais, o interesse e a expectativa em se inserir no mercado de trabalho e contarem com nosso apoio para isso”, destacou a gerente executiva da Regional do SENAI e do Serviço Social da Indústria (SESI), Ivana Licurgo.

Também durante o evento, foi realizada a palestra “Prototipagem de Equipamentos Industriais através da Impressão 3D”, do técnico de Educação do SENAI de Campos, Bruno Guimarães Mothé, que explicou o funcionamento da máquina, seus tempos de produção e formas de utilização.

“Hoje já temos até bioimpressoras, então o uso desse equipamento é bastante vasto, de acordo com a criatividade, o que amplia o mercado de trabalho e as possibilidades das empresas. Temos máquinas que fazem suco e imprimem copos com as cascas das frutas, produção de próteses de membros superiores e até de condomínios inteiros já construídos no Brasil”, contou Bruno Guimarães Mothé durante a palestra.

Já a Casa Firjan marcou presença na mesa de debates “Futuro do Trabalho”, com a especialista em Conteúdo e Inovação da entidade, Isabela Petrosillo, apresentando os estudos relacionados a sinais de mudança e de macrotendências no Brasil e no mundo.

“É importante manter o olhar atento ao que vem sendo feito em termos de inovação, de mudanças no mercado de trabalho, para que os profissionais possam apostar com mais assertividade em suas qualificações profissionais. A mudança está sendo muito rápida, e é preciso observá-las para detectar oportunidades”, afirmou Isabela Petrosillo.

Clique Diário

Galvão

Galvão