Bikeatona apresenta projetos que podem mudar Macaé

Bikeatona apresenta projetos que podem mudar Macaé

A maratona de inovação social pelo uso da bicicleta, a Bikeatona, realizada em Macaé (RJ), chega a sua etapa final. As propostas finalistas receberam apoio financeiro de R$4.000,00 e agora vão apresentar os resultados obtidos com os projetos no dia 10 de outubro, às 19h, no Bicibase, novo espaço sede do projeto Pedala Macaé, e será aberto ao público.A Bikeatona é promovida pelo Instituto Aromeiazero e conta com o apoio da Ocyan.

As propostas aprovadas na 1ª Bikeatona da região trouxeram ideias, projetos, negócios, produtos, tecnologias e intervenções utilizando e estimulando o uso da bicicleta para promover a mobilidade segura, a reativação dos espaços públicos e o desenvolvimento social, comunitário, ambiental e econômico do município. As oito propostas selecionadas receberam mentoria da Aromeiazero, Instituto Amani e Casulo Consultoria de Impacto ao longo de uma semana, além de uma bolsa no valor de R$375,00 cada.

Após as mentorias, as iniciativas foram apresentadas no Pitch, um dia de troca e inspiração, onde os grupos levaram a público seus projetos e ideias. Nessa etapa, quatro das iniciativas foram escolhidas por um júri composto por representantes do poder público, da Ocyan e do Aromeiazero.No evento do próximo dia 10, o público terá contato com os grupos selecionados e o detalhamento dos projetos e como cada um deles foi realizado. A apresentação será aberta para perguntas do público. Estarão presentes ainda os alunos do Viver de Bike, curso de empreendedorismo com bicicleta, realizado pelo Pedala Macaé.

Entre as propostas escolhidas estão:

 Cicloturismo Mulheres de Bike

Desenvolvida por Cíntia Santos, o projeto busca mobilizar as mulheres, sobretudo as pretas, para a cultura da bicicleta em Macaé. A iniciativa prevê a implementação de roteiros de cicloturismo na cidade, a promoção do turismo sustentável e da vida comunitária tendo a bike como fator agregador.

– Coleta Seletiva de Bike

Proposto por Sidarta Cabral, a iniciativa quer incluir catadores de recicláveis locais no programa de coleta seletiva do Eco Ponto Onda Verde, utilizando a bicicleta de forma de deslocamento coletiva e comunitária. Com isso, a iniciativa vai melhorar as condições de trabalho desse grupo, gerar renda e ampliar a coleta de recicláveis na cidade.

– A Bike Como Ferramenta Para Promoção Da Participação Social na Atenção Primária à Saúde de Macaé-Rj – Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Macaé (Lascom)

O objetivo do projeto é potencializar a mobilidade da equipe, aumentando assim a abrangência do atendimento e contribuindo para que o sistema de saúde seja mais eficiente. A Lascom ainda visa fomentar a participação e o controle social no planejamento e na gestão participativa do SUS, além de fortalecer a Rede de Atenção à Saúde de Macaé.

– Pedala Trapiche Serra de Macaé Rj – Bike Carolina

O Pedala Trapiche quer fazer passeios ciclísticos quinzenais na Serra de Macaé, onde estudantes poderão ter contato com as comunidades locais e possam identificar as áreas que necessitam de novas árvores, tendo em vista que a região vem sendo tomada por pastos e por habitações desordenadas. A cada mês, o Bike Carolina vai ter aulas com a Guarda Ambiental para ampliar a visão sobre os cuidados com o meio ambiente.

A Bikeatona mostra que a inovação, quando acessível para a comunidade, recebe propostas criativas e impactantes. Informações das edições anteriores do projeto estão no site do Instituto: https://www.aromeiazero.org.br/bikeatona.

O Dia

Galvão

Galvão