Maricá é finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022
Maricá é finalista da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, que destaca as melhores iniciativas em seis categorias e concorre por suas políticas públicas de economia circular, com o programa da Renda Básica da Cidadania (RBC), implantado em 2013 com a moeda social Mumbuca. Todos os 5.570 municípios do Brasil estão inscritos conforme a segmentação populacional. A premiação acontece no dia 4 de novembro, na Fecomércio, no Rio de Janeiro.
O prêmio é dividido em seis categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.
Maricá foi a primeira cidade a instituir sua própria moeda social, e comemorará no ano que vem sua primeira década, estabelecendo-se como a de mais credibilidade em circulação ininterrupta do Brasil. A boa experiência da mumbuca inspirou programas similares no estado, como a Moeda Social Itajuru, em Cabo Frio; a Moeda Social Pedra Bonita, em Itaboraí; e a Moeda Social Arariboia, em Niterói.
O programa o Renda Básica da Cidadania de Maricá foi criado com base na lei nº 10.835/04, de autoria do então senador Eduardo Suplicy, sancionada em 2004, e utiliza uma moeda social local, a mumbuca, que circula exclusivamente na cidade fomentando o desenvolvimento do comércio e dos serviços municipais. O programa beneficia hoje 42 mil pessoas com o pagamento de 200 mumbucas (R$ 200) por mês, injetando R$ 8,4 milhões na economia local. Ao todo, dez mil estabelecimentos da cidade aceitam a moeda social como forma de pagamento.