Uso de máscaras volta a ser obrigatório em locais fechados de Araruama
O uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 voltou a ser obrigatório em ambientes fechados na cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio.
A determinação foi publicada em decreto, na última quarta-feira, dia 16.
A prefeitura tomou a decisão ao considerar o aumento de casos da doença em todo o estado do Rio. A medida atende ainda a uma recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reforça a autonomia de governadores e prefeitos para determinar medidas restritivas durante a pandemia do coronavírus, podendo os governantes definirem quais são as atividades que serão suspensas e quais não serão.
A partir de agora, o uso de máscaras de proteção é obrigatório nos seguintes locais:
- Escolas públicas e particulares
- Em serviços de saúde: hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios de exames e serviços de tratamento na área da saúde para funcionários e pacientes
- Em todos os estabelecimentos comerciais do município. O responsável pelo comércio também deve disponibilizar álcool 70% para os consumidores. Para os funcionários, além do álcool 70%, também devem ser disponibilizadas máscaras de proteção
De acordo com a prefeitura, para os demais locais o uso da máscara é facultativo.
Em Araruama, 98% da população adulta a partir de 18 anos do município está vacinada com a segunda dose contra a doença. As autoridades pedem aos munícipes que ainda não completaram o ciclo vacinal que procurem as unidades de saúde da cidade.
Para ler o decreto nº 210/2022 na íntegra, acesse o link.
Números da Covid-19 no RJ
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados nesta quarta, 16, entre a primeira e a segunda semanas de novembro, os casos confirmados de Covid-19 apresentaram um aumento expressivo, subindo de 4.368 na semana epidemiológica 44 (de 30 de outubro a 5 de novembro) para 18.799 na semana 45 (entre 6 e 12 de novembro).
Os números representam um crescimento de 430%.
Locais de vacinação
A vacinação contra a Covid-19 em Araruama acontece em nove unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, em horários específicos.
Confira abaixo:
- PSF São Vicente – 08h às 16h
- Clínica de Iguabinha – 8h às 16h
- Policlínica de Moro Grande – 8h às 16h
- Policlínica de Boa Perna – 8h às 16h
- Policlínica Fazendinha – 8h às 16h
- Policlínica Areal- 08h às 16h
- Policlínica de Praia Seca – 8h às 18h
- Policlínica Mataruna – 8h às 18h
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em todos os pontos de vacinação é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante da última dose recebida da vacina.