Procon apresenta as metas para 2023
Referência para municípios da região e até para os de outros estados, o Procon Macaé, que este ano passou a ser Secretaria Municipal Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, já elaborou o seu plano de ação para 2023.
A medida principal será passar de 12 mil atendimentos por ano para, pelo menos, 60 mil anuais, o que será possível com a implantação da plataforma digital que garantirá celeridade e a ampliação do atendimento ao público. Os novos projetos foram apresentados ao prefeito Welberth Rezende em reunião com o secretário do órgão, Gilcimar Prata, e equipe técnica. Também foi entregue o relatório das ações que o Procon realizou este ano.
Entre as metas para o próximo ano está a realização do primeiro Seminário Regional, que deverá envolver os Procons de outros municípios para troca de experiências. Outro projeto de destaque será o Procon nas Escolas em parceria com a Secretaria de Educação a fim de que os alunos recebam orientações financeira e de consumo nas escolas municipais.O prefeito aprovou as ações. “O Procon realiza um trabalho muito importante para a população. Gostei dessa iniciativa do seminário porque muitas ideias saem de encontros dessa natureza”, destacou.
As datas comemorativas lembradas todos os anos e que servem para chamar a atenção dos consumidores também estão no calendário de 2023 do Procon, como o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março; Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em 15 de março; e o aniversário do Código de Defesa do Consumidor, em 11 de setembro.
O Procon tem feito encontros com distribuição de material informativo com todos os tipos de consumidor, como idosos, servidores e fará, também, com os comerciantes. O órgão realizou este ano três feirões de renegociação junto a agências bancárias e empresas de concessões de serviços públicos.
Nas ações deste ano, o secretário Gilcimar Prata fez um resumo da visita à Brasilcon, realizada em São Paulo, e que proporcionou trazer inovações para o Procon Macaé. Uma delas é a plataforma digital que deverá ser implantada no município em 2023.“Hoje, 80% dos consumidores que nos procuram têm o caso solucionado. Os outros 20% não são resolvidos por falta de documentação ou porque o consumidor conseguiu resolver de outra forma ou desistiu do processo”, explicou o secretário.Participaram da reunião com o prefeito, além de Gilcimar Prata; o procurador geral do município, Fabiano Paschoal; a advogada do Procon Macaé, Júlia Holst; a Secretária de Gabinete, Cíntia Pessanha; o fiscal Marcus Schueller; e o assistente administrativo, Geraldo Bernardo.