Saúde oferece diversos serviços à população de Ponta Negra

Saúde oferece diversos serviços à população de Ponta Negra

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira (23/11) a ação “Mais Perto de Você”, levando diversos serviços importantes a dezenas de moradores de Ponta Negra, incluindo atendimento médico, aferição de pressão arterial, orientação de saúde bucal, marcação de consultas, instruções sobre nutrição e encaminhamento para exames. A dinâmica ocorreu na Rua 105 com o objetivo de facilitar o acolhimento aos usuários e oferecer cuidados com mais rapidez, contando também com grupo de combate ao tabagismo, atualização da caderneta de vacinação das crianças, imunização contra a gripe, informações sobre medicações e avaliação de medidas antropométricas.

Adriana Marcela de Almeida, enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Ponta Negra e responsável por organizar a atividade, destacou a importância de aproximar os serviços oferecidos e a população local, otimizando os atendimentos e qualificando o olhar para cada demanda identificada.

“Essa ação foi pensada para atender um número maior de pessoas numa microárea do território, reunindo equipes multiprofissionais no mesmo dia, o que avaliamos que deu muito certo. Os usuários da unidade passam por diversos atendimentos e orientações, aproveitando a oportunidade para regularizar as vacinas de rotina das crianças, facilitando o acesso e atuando como uma busca ativa dessas pessoas. Também oferecemos testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), avaliações das condições físicas e acompanhamos as demandas de cada um, ajudando a trazer mais agilidade e resolutividade aos casos”, ressaltou.

A aposentada Maria Ferreira, de 72 anos, foi uma das moradoras que esteve presente na atividade. Ela garantiu que ter acesso a diversos atendimentos próximo de casa faz a diferença, contribuindo para o seu bem-estar e de muitos maricaenses.

“Só tenho a agradecer pelos serviços oferecidos durante esse dia, tudo muito bom e rápido, onde nós conseguimos encaminhamento para exames que precisamos fazer. O atendimento foi ótimo e ter isso tão perto de casa é uma benção, sendo um adianto para mim”, afirmou.

Para Zulmira Torres, moradora de Ponta Negra há 10 anos, a atividade foi benéfica, resolvendo o seu problema com rapidez em um acolhimento de qualidade.

“Foi bom ter esse serviço aqui no bairro, principalmente porque precisava de um atestado para fazer atividades físicas e consegui o comprovante que estou apta. Foi tudo facilitado e fui muito bem atendida, saindo com a certeza que voltaria em outras ações”, concluiu.

Galvão

Galvão