Comércio pode estender horário até 22h a partir de segunda

Comércio pode estender horário até 22h a partir de segunda

Em razão de um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos ganharam permissão para funcionar até as 22h a partir da próxima segunda-feira, 12, até a véspera do Natal, próximo dia 24, um sábado. Uma das cláusulas do acordo determina que, para ampliar o expediente, os lojistas devem homologar, nas duas entidades, termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

A extensão do horário vigora desde o início deste mês, com objetivo de incrementar o movimento de vendas e facilitar a vida dos consumidores que procuram o comércio local para as compras dos presentes de Natal. Do último dia 1º até este sábado, 10, as lojas tiveram autorização para permanecer abertas até 20h. A convenção também possibilita que as lojas funcionem até 22h nos domingos, 11 e 18, e a partir das 9h nas segundas-feiras, 12 e 19, quando o comércio friburguense habitualmente adota a Semana Inglesa, abrindo as portas a partir das 13h.

Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, explica que os processos para oficialização do termo de adesão na prolongação do horário e nos feriados são praticamente iguais. “A diferença é que nosso instrumento coletivo institui um documento para cada feriado, enquanto um único termo vale para o período inteiro antes do Natal, assim como acontece perto dos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças”, detalha.

Ele ressalta que o termo de adesão serve ainda para regulamentar o trabalho em datas especiais e garantir os direitos dos comerciários. “Ao assinarem o termo, os empresários reiteram seu compromisso com as normas estabelecidas pelo instrumento coletivo. Daí a necessidade de providenciarem a adesão nos sindicatos patronal e laboral”, afirma.

Reforço no policiamento das ruas 

Ainda em virtude do horário ampliado do comércio, Braulio Rezende solicitou ao comandante do 11º BPM, tenente-coronel André de Holanda Cavalcante, e ao delegado titular da 151ªDP, Henrique Pessoa, que reforcem o policiamento nas ruas em dezembro, de modo a aumentar a segurança das lojas abertas e dos consumidores que circularão com dinheiro e sacolas de compras.

“Temos certeza de que as polícias Militar e Civil irão acatar nosso pedido e implantar vigilância ostensiva, como sempre fazem nesta época do ano, para Nova Friburgo ter mais um Natal de alegria, paz e tranquilidade”, completa Braulio Rezende.

A Voz da Serra

Galvão

Galvão