Seminário de Economia Criativa começa em Friburgo
Começa nesta terça-feira, 13, e segue até quinta-feira, dia 15, o Seminário de Economia Criativa 2022 que vai apresentar diversos debates sobre o tema em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Serão discutidos o papel da cultura como agendas estratégicas para o desenvolvimento territorial, das cidades e regiões, em meio à revolução digital, ao planejamento estratégico e às políticas públicas.
O evento é gratuito e acontece de forma presencial na unidade do Sebrae, que fica no Espaço Arp, e online pelo canal do Isec Criativo no YouTube.
Os participantes receberão certificado para cada dia de participação e os alunos universitários vão ganhar 4 horas de atividades complementares para apresentação às suas coordenações acadêmicas.
As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo site do evento.
Programação
Terça-feira,13, das 13h às 15h
- Loyola Bechara e Thayan Carestiato fazem um debate sobre a cultura, aplicativos, cidades inteligentes, ciência de dados e tecnologia da informação como ferramentas de qualificação das interações entre produtores criativos, usuários e clientes.
Quarta-feira, 14, das 13h30 às 17h30
- Cleber Dias, Daniela Vasconcelos e Marcelo Ferreira apresentam conceitos da economia criativa no meio acadêmico, a experiência de políticas públicas com o caso do Alagoas Feito a Mão, do Programa do Artesanato Brasileiro, e como o Método Canva pode contribuir para o planejamento e implementação de ações da economia criativa.
Quinta-feira, 15, das 13h30 às 17h30
- Marcos Marins, Daniel Figueira e Thiago Mello falam sobre o potencial da cultura para o desenvolvimento territorial com apresentação do caso do Programa Integra Rio, análise da experiência da Coréia do Sul, e, da gestão das Políticas Culturais em Nova Friburgo.
O evento é de realização do Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec), Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Culturais, Rede Educativa UFF, em parceria com o Polo Uerj Nova Friburgo, Fabricando Alegrias, Tecendo Oportunidades (Fato) e apoio do Sebrae de Nova Friburgo.