Projeto esportivo é lançado em Araruama
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol do mundo, será homenageado através do projeto “Milésimo Gol Rei Pelé”, que foi lançado essa semana, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio.
O pontapé inicial ocorreu por meio da assinatura de um decreto para desapropriação do antigo Estádio Guanabara. Todas as atividades do programa serão realizadas no local, que será um Centro Esportivo. De acordo com a Prefeitura de Araruama, o espaço está abandonado há mais de uma década.
O principal objetivo do projeto é dar oportunidade aos alunos e alunas da rede pública municipal por meio do incentivo ao esporte, formando jogadores de futebol e construindo pontes para os futuros profissionais.
Ainda segundo a prefeitura, a iniciativa visa também colocar em prática um pedido do rei do futebol, que morreu no dia 29 de dezembro do ano passado, tendo como base a comemoração do seu milésimo gol no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em uma partida entre Vasco e Santos, em 1969.
Após o gol histórico, Pelé disse: “Nesse momento de viva emoção para mim, afirmo que devo tudo o que sou ao povo brasileiro. E faço um apelo para que nunca se esqueçam das crianças pobres. Vamos defender as criancinhas necessitadas.”
Estátua do rei Pelé
A prefeitura informou que o estádio vai passar por uma grande reforma e, assim que for reinaugurado, vai receber o nome de ‘Estádio Municipal Rei Pelé’.
A prefeita Lívia Bello prometeu colocar uma estátua do rei com três metros de altura no espaço, simbolizando o momento em que o craque alcançou o milésimo gol.
O projeto será comandado pelo ex-jogador de futebol, Luís Carlos Quintanilha, muito conhecido no meio esportivo como Luisinho Quintanilha.
O craque da bola foi bicampeão carioca pelo Botafogo e tricampeão pelo Vasco, se tornando o atleta com maior número de títulos do clube cruzmaltino.
Peneira nas escolas
Em uma prévia do programa, o município afirmou que os meninos e meninas vão ser selecionados pelos professores de educação física nas próprias unidades escolares.
“Mesmo passando por essa ‘peneira nas escolas’ e sendo selecionados, os estudantes devem manter a nota mínima de 6,0 nas disciplinas para que se mantenham no projeto. A educação e o esporte caminham de mãos dadas no município de Araruama. Craque na Escola…Bom de Bola”, disse Lívia Bello.
A prefeitura disse que o cronograma de obras e outras informações serão divulgados posteriormente pelo município.