Parceria entre Governo e Ocyan inova produção agrícola na Serra
A parceria estabelecida entre a prefeitura de Macaé e a empresa Ocyan já promove a inovação nas linhas de produção de pequenos produtores da Serra que recebem o suporte técnico da equipe da Fundação Norberto Odebrecht.Implementado em julho do ano passado, os primeiros resultados do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIs) foram apresentados nesta quarta-feira (18) pelas equipes das Ocyan e da Fundação, ao prefeito Welberth Rezende, junto aos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e de Agroeconomia, Dudu Jardim.
No encontro, Welberth afirmou que o governo investe na restruturação de todo o arranjo de apoio ao agronegócio da cidade, garantindo a aquisição da produção da agricultura familiar, além de desenvolver projetos de polo de armazenagem de grãos e um novo centro de distribuição de toda a produção agrícola e hortifrutigranjeiro do município.
“Nós estamos diversificando a nossa economia, com os olhos voltados para as atividades que são a origem da nossa cidade. Entendemos a nossa vocação do petróleo, mas precisamos olhar sempre para a agricultura, a pecuária e tantas outras atividades que representam a nossa origem”, destacou o prefeito.
O Programa, financiado pela Ocyan, é desenvolvido pela equipe da Fundação Norberto Odebrecht junto aos pequenos produtores rurais que compõem a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (Apaf). São promovidas ações educativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, de promoção e práticas de conservação ambiental, acesso à inovação e tecnologia que ajudam a melhorar e ampliar o plantio, além de orientações sobre acesso de linhas de créditos rurais que ajudam na manutenção das atividades atuais e possibilitam o incremento de produção.
O PDCIs também ajudou a mapear as características das propriedades rurais, o potencial de produção e a capacidade de incremento de novas safras e plantios de hortaliças, verduras, legumes e frutas.
Esse relatório permite os produtores da Apaf a ter acesso a novas linhas de comercialização da produção, baseadas na estratégia da agricultura familiar e outras estratégias de incentivo criadas pelos governos municipal, estadual e federal.
“O resultado deste primeiro trabalho nos permite ampliar o programa para atender a mais produtores rurais de Macaé, cidade onde a nossa empresa atua. E a proposta é garantir que este conhecimento seja transformado em desenvolvimento de produção e renda para essas famílias”, destacou Nir Lander, vice-presidente de pessoas e gestão da Ocyan.
O relatório do PDCIs foi apresentado por Katia Santos, analista especialista em responsabilidade socioambiental da Ocyan, junto as representantes da Fundação Norberto Odebrecht que participam da coordenação e execução do Programa em Macaé: Claudia Pimentel, Cristiane Costa do Nascimento e Wendy Wicks.