Teresópolis recebe 3ª Edição do Circuito Universitário com o ‘Cinema em Movimento’
Promover os diferentes tipos de manifestações culturais é o intuito da 3ª Edição do Circuito Universitário, que chegou a Teresópolis, na Região Serrana do Rio, nesta semana.
O evento faz parte do Cinema em Movimento, considerado o maior projeto de difusão do cinema nacional no país. Até esta sexta-feira, dia 20, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, recebe a programação especial.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realizada por iniciativa do ator e produtor Diego Prata, de Teresópolis, a programação acontece a partir das 14h30, com entrada gratuita.
As atividades são produzidas pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) e realizadas pelo governo federal, através do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.
A programação conta com exibição de documentário, debates e atividades culturais focadas nas manifestações culturais de origem africana. Também ocorre apresentação de coletivos de expressões de temáticas quilombolas.
“Excelente oportunidade para os teresopolitanos terem contato com importantes manifestações culturais e aprofundarem seus conhecimentos sobre essa temática”, destaca Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.
Confira a programação de filmes
19/01, quinta-feira – 14h30
- Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil’ – Direção: Belisário Franca. Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador.
20/01, sexta-feira – 14h30
- Sobre Sonhos e Liberdades’ – Direção: Marcia Paraiso e Francisco Colombo. Sinopse: O documentário mostra o que foi conquistado nos 127 anos desde a abolição da escravatura e promove a discussão sobre o conceito de liberdade e os sentidos de igualdade.
A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica localizada na praça Juscelino Kubitscheck, rua Tietê, s/nº, no bairro de Nossa Senhora de Fátima.