Arraial lança campanha ‘Meu ambiente,eu cuido!’

Verão e férias são uma combinação perfeita. Muitos turistas gostam de pegar uma praia ou lagoa durante este período para relaxar.
Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, a prefeitura disponibilizou uma cartilha com diversas regras que devem ser respeitadas para manter a preservação do meio ambiente e a boa convivência entre os frequentadores.
O programa recebeu o nome de “Meu ambiente, eu cuido!”
O município é um dos mais procurados em todo o Brasil, um destino turístico que tem mais de 30 praias e lagoas catalogadas, além de áreas de proteção ambiental, como a Reserva Extrativista Marinha (Resexmar) e o Parque Estadual da Costa do Sol.
A cidade registrou, pelo segundo ano consecutivo, a maior ocupação hoteleira para o feriado de São Sebastião, entre as cidades do estado do Rio, com 99,50% dos leitos ocupados.
Veja algumas normas para aproveitar a praia com consciência e segurança.
É proibido acessar as Praias Brava e Graçainha com:
- Acessórios para churrasco
- Aparelhos ou instrumentos que promovam sons
- Drones sem autorização
- Barracas de acampamento colchonetes e similares
- Produtos para comercializar
- Recipiente de vidro
- Frescobol, bola e pipa
As mesmas regras são válidas para as Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, lagoas e Prainha, sendo que nesses locais é permitida a comercialização de produtos, seja pelos quiosques ou pelos ambulantes cadastrados.
Na Praia dos Anjos e na Praia Grande, é permitido jogar frescobol, futebol e altinha. Em todos os locais, a instrução é para que os banhistas não alimentem as aves e não deixem lixo espalhado na areia.
Já na Praia do Pontal, na entrada da cidade, o churrasco é permitido dentro das normas de segurança.
Ainda segundo a cartilha, quem desrespeitar as regras pode receber multa conforme a lei municipal vigente.
A iniciativa é da Secretaria do Ambiente e Saneamento em parceria com as secretarias de Turismo e Segurança Pública de Arraial do Cabo.
Confira a cartilha completa está no site da prefeitura, neste link.
Cuidados ao entrar na água
Neste mês, um homem de 30 anos ficou tetraplégico ao após sofrer um acidente ao mergulhar de cabeça na Ponta da Alcaíra. A vítima sofreu uma lesão grave na coluna ao bater com a cabeça no fundo da lagoa. Este não foi o primeiro caso registrado na cidade.
Saiba quais são os cuidados que devem ser tomados antes na água clicando aqui no link.