Ação de segurança em Arraial do Cabo distribui pulseiras de identificação para menores nas praias

Com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir o número de crianças e adolescentes perdidos nas praias de Arraial do Cabo, o Grupamento de Ronda Escolar (Greis) da Guarda Municipal, em parceria com a Guarda Mirim, iniciou a distribuição de pulseiras de identificação. A ação acontecerá todos os finais de semana até a terça-feira de Carnaval, dia 4 de março.
No sábado (8), a equipe do Greis iniciou a distribuição das pulseiras na Praia de Monte Alto e, no domingo, seguiu para a Prainha. O Projeto Resgata, da Guarda Mirim, também ajudou na ação, distribuindo mais de 600 pulseiras entre sexta e domingo nas praias da Prainha e do Forno.
A secretária de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Magda Fraga, ressaltou a importância das pulseiras para facilitar o retorno das crianças aos responsáveis, além de reforçar a segurança nas praias. “Com a pulseira de identificação, é mais fácil e rápido localizar o responsável. Reforçamos a recomendação para que os pais mantenham contato visual constante com as crianças, que, por se distrair facilmente, podem perder a localização da família na praia”, explicou a secretária.
O Projeto Resgata, coordenado por Jefferson Lima, é realizado por cadetes do projeto Guarda Mirim, com o apoio de coordenadores. A ação, que já está em sua 9ª temporada na Prainha, é especialmente voltada para a orla, que recebe muitas famílias com crianças. Na Praia do Forno, a atividade é realizada em colaboração com a Secretaria de Ambiente. As pulseiras são feitas de material resistente e possuem lacres para evitar que sejam removidas com facilidade. Elas contêm o número de contato dos responsáveis pela criança, e estão sendo distribuídas nos acessos às praias para garantir a segurança dos pequenos.