Águas da Lagoa de Araruama são vistoriadas com participação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Águas da Lagoa de Araruama são vistoriadas com participação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), participou, nessa terça-feira, 25, de uma vistoria técnica na Lagoa de Araruama com objetivo de identificar os pontos de entrada de algas na laguna e os caminhos percorridos por elas até a orla aldeense.

Além de representantes da prefeitura, a vistoria contou com a participação de uma equipe técnica do Instituto Estadual de Ambiente (INEA), e da empresa Prolagos, concessionária de água e esgoto da cidade.

“Vamos enviar ao secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, um relatório da vistoria realizada na Lagoa, assim como a todos os municípios envolvidos. Vamos intensificar as fiscalizações e continuar unindo forças para salvarmos a Lagoa de Araruama”, relatou o prefeito Fábio do Pastel.

Na última segunda-feira, 24, o prefeito Fábio do Pastel participou de uma reunião com o secretário estadual Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em busca do apoio do governo estadual para a limpeza da Lagoa de Araruama.

A ação dessa terça, que faz parte do Gabinete de Ações Pró-Lagoa, que reúne todos os municípios banhados pela Lagoa de Araruama, além do INEA, e das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, contou com o apoio de uma embarcação de pesca para realização do trajeto.

Segundo a prefeitura, a iniciativa visava o reconhecimento da movimentação das algas nas águas da laguna, com a realização de um mapeamento da chamada “Área 2” da Lagoa, que vai desde o Canal Palmer, no final da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, até o bairro Boqueirão, em São Pedro da Aldeia. “A ação de reconhecimento foi extremamente importante para termos uma real noção de onde as algas estão vindo e de que forma elas estão se comportando na ‘Área 2’ da Lagoa. Nós presenciamos o fundo todo coberto por essa alga e muita coisa se desprendendo da área próximo a Perynas, em Cabo Frio, assim como na Ponta do Ambrósio, no Boqueirão, e outros pontos, vindo tudo para nossas praias. Boa parte está vindo lá de cima, próximo à Praia do Siqueira”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira.

Galvão

Galvão

Deixe um comentário