Aluna do Senac Friburgo participa de competição internacional

Aluna do Senac Friburgo participa de competição internacional

Bruna Pimentel, do curso de cabeleireiro, integra o Time Brasil em disputa na França

A estudante do curso de cabeleireiro do Senac Nova Friburgo, Bruna Pimentel, 22 anos, está em Lyon, na França, participando da 47ª Competição Internacional da WorldSkills. Trata-se da maior competição de educação profissional do mundo, que vai até o próximo domingo, 15, e reúne 67 países e mais de 1.600 competidores. 

A aluna de Nova Friburgo foi escolhida para representar o Brasil após ter obtido a medalha de ouro nas Competições Senac de Educação Profissional, no ano passado. Após essa conquista, a jovem implementou uma intensa rotina de treinamento, com orientação dedicada de instrutores do Senac RJ.

“Quero realizar um sonho. Há quase dois anos, me preparei todos os dias para a WorldSkills. Estou ansiosa, mas com grandes expectativas. Quero aproveitar cada momento da Worldskills e, principalmente, as provas, me concentrar e entregar o meu melhor resultado. Vou competir comigo mesma e quero ser melhor em tudo que fui até hoje”, disse Bruna Pimentel, ao mbarcar para a França. 

Como parte dessa preparação para o desafio mundial, Bruna conquistou a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro, em uma disputa com jovens profissionais de cinco países na Global Skills Challenge, competição internacional de excelência profissional realizada na Austrália em maio deste ano. Considerada uma prévia do WorldSkills, a Global Skills reuniu 400 aprendizes, estagiários e jovens profissionais de 19 países.

Circuito Competições

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos no Senac. 

Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos. 

O objetivo é compartilhar com o universo do Senac todo o aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Estado do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac de Educação Profissional.  Para isso, os competidores das edições anteriores são peças fundamentais. Alunos que foram medalhistas nas competições nacionais e que até participaram do World Skills continuam atuando no Senac, tanto no treinamento e avaliação de novos competidores, como atuando como instrutores e disseminadores de conteúdos em diversas áreas, entre elas compartilhando sua trajetória para inspirar alunos e na reciclagem de instrutores, aprimorando e demonstrando novas técnicas e tendências.

Galvão

Galvão