Aneel aprova revisão tarifária da Enel RJ

Aneel aprova revisão tarifária da Enel RJ

As contas de luz estão mais caras em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a partir deste mês.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na última terça-feira, 14, o reajuste tarifário anual da Light e da Enel RJ, para milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro.

A Enel RJ atende 2,7 milhões de unidades consumidoras no estado.

As novas tarifas da concessionária entraram em vigor nessa quarta-feira, 15.

Para os consumidores de baixa tensão, clientes residenciais em sua maioria, a alta foi de 7,40%.

Os aumentos, de acordo com as categorias, ficaram entre 6,03% e 7,47%.

Os custos com compra de energia e com a atividade de distribuição foram os itens que mais impactaram a proposta apresentada.

O reposicionamento tarifário, elaborado no momento da Revisão Tarifária Periódica, é o resultado da redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais.

Também foi considerado a remuneração dos investimentos realizados pela concessionária e reconhecidos pela agência.

A diretoria da agência também aprovou os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.

Os tratamentos dado às perdas não técnicas em áreas críticas de segurança e de restrição operacional serão outros itens que vão ser avaliados pela Aneel.

Com isso, eventuais efeitos financeiros decorrentes da reformulação serão considerados de forma retroativa, nas próximas movimentações tarifárias da distribuidora, que ainda serão discutidas e aprovadas pela Aneel.

Multiplix

Galvão

Galvão