Apesar da maioria do eleitorado, mulheres são apenas 25,49% dos candidatos às prefeituras na região
Com o prazo para envio dos pedidos de registro de candidaturas encerrado no último dia 15 de agosto, o portal DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), espera apenas atualizações para confirmar o número de candidatos às prefeituras da região.
Até a manhã dessa terça-feira, 20, restando apenas 47 dias para as eleições municipais que acontecem no próximo dia 6 de outubro, o site do TSE contava com 51 candidatos para a disputa das prefeituras de 13 cidades da região do entorno da Bacia de Campos.
Única cidade da região que pode ter 2º turno no próximo dia 27 de outubro, Campos, que tem o maior número de eleitores aptos, 373.543, também é a cidade com mais candidatos, somando 7 no total, todos ainda aguardando julgamento de seus pedidos de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.
Depois de Campos, aparecem Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras e São Pedro, com 5 candidatos, Araruama e Casimiro, com 4, Búzios, Arraial, Iguaba e Quissamã, com 3, e Carapebus e São João da Barra, com 2.
E apesar da maioria do eleitorado da região ser do público feminino, somando 652.007 eleitoras, representando 53,14% de um total de 1.226.964 de eleitores aptos a votar nessas eleições municipais, apenas 25,49% dos pedidos de registro de candidatura para a disputa das prefeituras da região é de chapas lideradas por mulheres.
Dos 51 pedidos de registro de candidatura para a disputa das prefeituras no site do TSE para essas eleições, apenas 13 são de candidatas, e 38 de candidatos, o que representa uma maioria desproporcional de 74,51% de homens contra um eleitorado masculino de 46,86% dos eleitores aptos a votar.
A única exceção nesse quadro até o momento é a cidade de Araruama, que tem 4 pedidos de registro de candidatura, sendo 3 femininos e 1 masculino, sendo a única cidade da região que tem mais mulheres do que homens concorrendo à prefeitura.
No extremo oposto, estão as cidades de Carapebus, Casimiro e Macaé, que, assim como todas as cidades da região, têm mais eleitoras que eleitores, mas que nessas eleições, não têm nenhuma candidata na disputa por suas respectivas prefeituras.
Além das 3 candidatas a prefeita em Araruama, as outras 10 candidatas ao Executivo na região são de São Pedro da Aldeia (2), Armação dos Búzios (1), Arraial do Cabo (1), Cabo Frio (1), Campos (1), Iguaba Grande (1), Quissamã (1), Rio das Ostras (1) e São João da Barra (1).
Também são femininos os 2 primeiros deferimentos da Justiça Eleitoral para os pedidos de registro de candidatura visando a disputa das prefeituras da região, com as chapas de Daniela de Lívia (MDB, na foto com sua vice, Verônica do Café Capri), em Araruama, e Delegada Madeleine (UNIÃO), em Campos.
Todos os demais candidatos e candidatas às prefeituras da região seguem com seus pedidos de registro de candidatura “aguardando julgamento” ou “pendente de julgamento” pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ).