Araruama recebe 2ª Copa Internacional de Kitesurf
A cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, vai ser palco da 2ª Copa Internacional de Kitesurf a partir desta sexta-feira, dia 25, com uma competição bem agitada no bairro Areal.
O evento acontece na Laguna de Araruama entre 10h e 17h, começando na sexta e indo até o domingo, dia 27.
A expectativa é de que mais de 120 atletas participem das provas.
Entre os competidores que vão estar na cidade, destaque ainda maior para a presença confirmada de Bruno Lobo, campeão brasileiro e integrante da Equipe Brasileira de Vela.
Além disso, essa copa é seletiva para o Campeonato Mundial da Juventude 2023, sediado em Búzios, e também faz parte do Campeonato Brasileiro de Kitesurf.
A prefeitura ressalta que a cidade não foi escolhida à toa para sediar a segunda edição do importante torneio:
A Lagoa de Araruama possui uma das melhores raias para a prática desse esporte. Com 160 km de extensão e ventos que podem chegar até 17 km por hora, a laguna se tornou uma das queridinhas de esportistas.
O governo municipal também lembra que o evento internacional é um estímulo ao turismo e à economia da cidade, que hoje é referência de desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro.
Kitesurf
O Kitesurf foi criado em 1985 por franceses. O nome vem da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa e surf, que quer dizer deslizar sobre a água.
É uma modalidade que pode ser praticada em águas tranquilas sem ondulação ou até se pode surfar ondas de todos os tamanhos com ele, desde que se tenha vento.
Trata-se de uma mistura de outros três esportes: windsurf, surfe e wakeboard. As manobras realizadas pelos atletas podem ser de transição, de salto e as feitas na onda.
Nas competições, a maior preocupação é com a segurança, tanto dos atletas, quanto do público. Cada bateria é disputa por dois atletas, que competem pela classificação para a fase seguinte.