Atividades de equoterapia são retomadas em Macaé

Atividades de equoterapia são retomadas em Macaé

Foram reativadas nesta terça-feira (9) as atividades de equoterapia no Parque de Exposições Latiff Mussi, em Macaé, no Norte Fluminense. A data marca o Dia Nacional da Equoterapia.

O espaço foi reformado e recebeu novos telhados, piso, pinturas e equipamentos para serem utilizados pelos pacientes que são atendidos pela terapia.

A chefe da divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde, Janiane Nunes, explicou que as novas instalações estão preparadas para receber novos pacientes.

“Estamos oferecendo mais 50 vagas para quem quiser participar do programa”, informou.

Além de mais vagas que serão oferecidas para a população, foi firmada uma parceria com a coordenação de Odontologia para que os pacientes possam ter atendimento prioritário na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barramares.

O coordenador do Programa de Equoterapia, Thiago Franco, informou que, atualmente, são 115 alunos e a terapia é realizada de segunda a sexta-feira de 8h às 17h, no Parque de Exposições Latiff Mussi e ainda no distrito do Córrego do Ouro.

“Nós contamos com seis cavalos, equitadores, tratadores, psicólogos e fisioterapeutas. A terapia tem a duração de 30 minutos e é sempre realizada uma reavaliação dos pacientes obedecendo as normas da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE)”, informou.

Thiago disse, ainda, que quem tiver interesse em participar do programa, deverá comparecer ao local pessoalmente e apresentar o encaminhamento feito pelo médico.

O estudante do 4º ano, Francisco Aquiar, foi na reativação do espaço acompanhado do seu primo Walber Henrique Aguiar. Ele conta que o menino, em pouco tempo, teve uma evolução bastante significativa e animou a todos os familiares.

“Soubemos do programa por meio de uma amiga da família que indicou uma médica e ela encaminhou para ele frequentar a equoterapia. Francisco está mais desinibido e interagindo mais com as pessoas”, contou.

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, que esteve no local e verificou de perto as novas instalações, elogiou o empenho da equipe.

“Queremos proporcionar uma saúde humanizada para a população, para que possamos oferecer mais qualidade de vida, principalmente para as pessoas que precisam dessa terapia. Gostaria de agradecer também ao secretário Eduardo Jardim, que cedeu o espaço para que o programa pudesse funcionar neste local”, ressaltou.

A comemoração do Dia Nacional da Equoterapia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Macaé, Nilton César Pereira Moreira, o Cesinha; do secretário de Agroeconomia, Eduardo Jardim; da coordenadora da Odontopediatria, Carla Bittencourt e da coordenadora da UBS Barramares, Iracema Alves Costa.

G1

Galvão

Galvão