Atualização do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil é divulgada

Atualização do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil é divulgada

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2024-2025 do município de Macaé foi atualizado. Ele estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na prevenção, na preparação e na resposta a emergências de chuvas intensas, dentro dos limites do município de Macaé.

O secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, explica que o plano é atualizado anualmente e estabelece os procedimentos de como cada órgão deverá agir na resposta de desastres.

“Esse procedimento está destinado a ocorrências de chuvas intensas e outros eventos relacionados, como alagamentos, inundações, movimento de massa e enxurradas”, explicou. O Plancon elaborou 12 protocolos operacionais para gerar melhor praticidade nas ações, e melhor atendimento do plano. Entre eles estão: Gerenciamento de desastres, Montagem de Abrigos Temporários, Remoção de Famílias, Demolição de Imóveis e Retomada da Normalidade.

O plano também mostra o quadro de alerta e alarme pluviométrico: alerta, alerta máximo, situação de emergência e estado de calamidade pública.

As orientações do plano ressaltam que o objetivo é planejar e realizar a mobilização de forma a preservar os serviços essenciais básicos. O município deve planejar e agir de modo a garantir que os serviços essenciais não sejam interrompidos, como serviços de hospitais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Comunicação, entre outros.

O tempo de mobilização de todos os órgãos envolvidos neste Plano é de no máximo 8 horas, independente do dia da semana e do horário do acionamento.

O acionamento dos órgãos Estaduais de emergência acontecerá de forma imediata, após ser autorizada pelo Poder Executivo Municipal.

Se os sistemas de telefonia celular e rádio comunicação forem afetados pelos eventos descritos nos cenários acidentais,deve-se acionar equipes de rádio amador para restabelecer, mesmo que provisoriamente, a comunicação.

Se os acessos aos bairros e localidades forem limitados ou interrompidos, devido a vulnerabilidade ou impacto ocorrido , deve-se organizar uma força tarefa para desobstrução das vias ou acionar o apoio de grupos voluntários com carros que possuam tração 4×4.

As secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, deverão providenciar os meios necessários para remoção, identificação, comunicação e apoio aos familiares para sepultamento das vítimas, caso haja a necessidade de manejo de mortos.

Órgãos de resposta como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros, já fazem parte do cenário de resposta a emergências e devem trabalhar em conjunto.

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2024-2025 do município completo está disponível no portal da prefeitura.

Galvão

Galvão

Deixe um comentário