Audiência pública debate a segurança dos universitários
A Câmara Municipal de Nova Friburgo promoveu, na última sexta-feira, 23, uma audiência pública para debater a segurança dos universitários em Nova Friburgo no percurso aos campus das instituições de ensino. Durante o debate, proposto e presidido pela vereadora Maiara Felício, foram discutidos diversos contextos que envolvem a segurança dos estudantes e demais envolvidos no dia a dia das universidades.
As universitárias Marina e Beatriz, do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, apresentaram um trabalho sobre as demandas e sugestões relacionadas ao tema. O vice-diretor do campus local da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Lucas Lima; a coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, Lilian Black, e a representante da Atlética da Uerj, a estudante Thainara, também participaram com sugestões e comentários sobre a sensação de segurança que muitos estudantes têm ao se deslocarem à pé até as universidades, algumas delas localizadas em localidades ermas e com pouca iluminação pública.
O cabo Garcia, representante do 11ºBPM ouviu as demandas e destacou o patrulhamento e as estratégias desenvolvidas atualmente pela corporação militar para tentar reduzir a insegurança dos estudantes no trajeto para as universidades, principalmente à noite.
Além do policiamento de rotina, foram destacadas pela PM as ações especiais nos entornos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, e da Universidade Estácio, no Jardim Sans Souci, locais onde assaltos foram registrados recentemente vitimando estudantes.