Audiência pública na Alerj vai discutir adequação dos municípios para inclusão no Mapa do Turismo 2019
O Ministério do Turismo abriu na segunda-feira, 1, o prazo para atualização dos municípios e regiões turísticas que vão compor o novo Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo para cadastramento, edição ou inserção de documentos exigidos pela Portaria nº 192/2018, que contém orientações para a versão 2019 do documento, vai até 30 de julho. A atualização periódica faz parte da estratégia de estruturação e promoção do turismo de forma regional e descentralizada.
Entretanto, inúmeros municípios podem ficar de fora do Mapa do Turismo por não cumprirem requisitos necessários estabelecidos pelo MTur. E, por conta disso, a Comissão de Turismo da Alerj, presidida por Welberth (PPS), deliberou, na semana passada, a realização de uma audiência pública no início de maio para debater o assunto com o trade. A data, segundo fontes do Rota Rio, deve ser definida entre os dias 7 e 8. Serão convidados todos os secretários municipais da pasta, além de representantes de entidades do trade, como a Federação de Conventions Bureaux, a TurisRio e o secretário estadual, Otávio Leite.
A proposta de realização da audiência pública foi encaminhada pelo presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo (Fest), Léo Anderson. De acordo com ele, não é possível imaginar cidades do Rio, principal porta de entrada de turistas no Brasil, fora do Mapa. “Temo repetido sempre: município forte, interior forte, Estado forte. Não podemos permitir que nenhuma região do RJ fique de fora do Mapa”, frisou.
Para garantir o acesso ao Mapa pelo maior número de cidades possível, algumas movimentaçoes estão sendo feitas. O Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur), por exemplo, convocou para o próximo dia 18, às 11h, na sede da Associação Comercial de Macaé (Acim), assembleia geral extraordinária. “A nossa união é neste momento é fundamental. Vamos pensar e agir de forma regional”, enfatizou o presidente, Marco Navega.
A nova versão do Mapa do Turismo será divulgada pelo MTur em agosto.