Audiência sobre política pública para mulheres nesta quinta na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes
O tema é “Política pública para mulheres em debate: direitos, participação social e ocupação dos espaços de poder pelo fim da violência de gênero”
A Subsecretaria de Políticas para Mulheres, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizam, na próxima quinta-feira (23), às 13h30, no plenário da Câmara Municipal, audiência pública com o tema “Política pública para mulheres em debate: direitos, participação social e ocupação dos espaços de poder pelo fim da violência de gênero”. Seis palestras estão previstas com diferentes temas envolvendo as mulheres.
“Vamos trilhar o caminho da mudança, promovendo políticas públicas que reflitam nossas necessidades, garantam nossos direitos e, acima de tudo, combatam a violência de gênero em todas as suas formas. A participação de cada uma é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Tragam suas histórias, suas ideias e sua energia positiva para esse momento de diálogo e transformação. Juntas, somos mais fortes”, disse a subsecretária da pasta, Josiane Viana.
Na programação estão seis palestras, entre elas “A importância da formulação de políticas públicas para a consolidação da luta dos direitos das mulheres”, com a defensora pública titular junto à 2ª Vara Cível, pós-graduada em Direito Público e Privado pela Escola de Magistratura do Estado, Aline Barroco; “Impactos da violência doméstica na saúde mental das mulheres”, com a enfermeira Lilian Monsores, pós-graduada em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental; “A importância do profissional de psicologia no enfrentamento à violência contra a mulher”, com a psicóloga do CEAM, Thaís Monteiro, pós-graduada em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar.
“Violência política contra as mulheres” será o tema da palestra da vereadora de Bom Jesus do Itabapoana, Luciara Amil Azevedo, ex-coordenadora de Convênio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, ex-secretária de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana; formada em Gestão de Projetos e Ativista contra violência contra mulheres e meninas. A outra palestra será sobre “Violência Obstétrica e Interseccionalidade: obstáculos na efetivação dos princípios do SUS, com a médica Kathelyn Ferreira Cordeiro, especialista em Saúde da Mulher/Ginecologia e Obstetrícia. A assistente social, vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e conselheira do Comdim, Manuelli Batista Ramos, vai ministrar palestra com o tema “Conselhos de direitos e movimentos de mulheres: espaços democráticos de participação, controle social e proposição de políticas públicas efetivas para as mulheres de todas as esferas”.