Automodelismo: competição atrai atletas de outros estados
Um domingo de emoção e adrenalina. Assim pode ser definida a 4ª Etapa do Campeonato Carioca Off Road 2023 que prossegue até às 16h deste domingo (18). Com 40 pilotos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a disputa realizada na Linha Verde, ao lado da BRK Ambiental foi uma das programações preferidas dos amantes das “máquinas”. Os curiosos também puderam conhecer mais a respeito da prática que está atraindo cada vez mais adeptos do esporte, e os olhares atentos de crianças, jovens e adultos.
Quatro categorias disputam premiação: Open (iniciantes); Buggy EP (carros elétricos), Truggy (caminhões) e Buggy GP (motor à combustão). A pontuação desta 4ª etapa irá somar para o Campeonato Brasileiro que será realizada nos dias 7,8 e 9 de setembro, em Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Macaé será sede da última fase do Campeonato, prevista para dia 22 de outubro.
“Agradecemos o apoio da Prefeitura, pois a parceria junto à estrutura é essencial para realização. Neste domingo, por conta da chuva, muitos pilotos não conseguiram sair dos seus estados. O campeonato realmente movimenta o turismo de Macaé desde a chegada dos pilotos e seus familiares que chegaram na noite anterior para o treino. Com isso, a rede hoteleira e os restaurantes são aquecidos”, ressaltou o organizador do evento e bicampeão estadual, Ranierry Calmon.
O campeonato movimentou pilotos que elogiam a programação. É o caso de Hugo Bastos. O aposentado de 67 anos disse que o esporte se tornou um dos seus hobbies preferidos. “É muito bom ver tudo isso acontecendo. Viro criança quando chego perto da pista”, contou emocionado. Já Luiz Renato Vieira faz questão de sair do Rio de Janeiro com seu filho de dez anos para participar dos campeonatos. “Macaé está de parabéns. Muitas pistas não são bem cuidadas assim e não vimos essa estrutura em muitos lugares. Pratico esse esporte há oito anos e sou completamente apaixonado”, contou.
A garotada também se divertiu e ficou atenta aos motores. O pequeno José Francisco Delgado, de 3 anos, foi acompanhado pelo pai Marcos Delgado para a programação. Animado, ele pulava e gritava com os movimentos dos carros. ” Eu gosto daqui” falou empolgado ao mostrar um carrinho de brinquedo adquirido na exposição do campeonato.
Vale lembrar, que no Estado do Rio de Janeiro, Macaé e Nova Iguaçu contam com pistas ativas para a prática do esporte. Para o evento, a Prefeitura de Macaé apoia com a estrutura, através de tendas, capina e caminhão pipa.
Para o Secretário de Turismo, Léo Anderson, eventos como estes são importantes, pois têm cunho turístico. “O Campeonato Carioca- 2023 de Automodelismo atrai participantes de outros municípios e movimenta o turismo, a hotelaria, e contribui com a economia de nossa cidade. Eventos, como estes, são importantes”, pontuou.