Azul Puro Azul lança álbum autoral que exalta a cultura cabo-friense
“Alma de Beira de Praia” traz sonoridades regionais e homenagens a artistas locais
O artista cabo-friense Azul Puro Azul lança, nesta terça-feira, 31 de outubro, o álbum “Alma de Beira de Praia” nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Amazon Music, e similares) e no YouTube.
O álbum, que conta com oito faixas, traz uma mistura de músicas regionalistas com sonoridades que remetem à ancestralidade, como congas, pandeiro, berimbau, efeitos sonoros, palmas, coro e instrumentos populares de cordas e sopros.
Azul, além de intérprete, é o compositor de todas as canções do álbum. Em “Minhocas da Terra” divide a composição com Dio Cavalcanti, e em “Cabo Frio – Meu Pensamento” a parceria é com Antônio de Gastão, uma referência da cultura cabo-friense por seus múltiplos talentos artísticos.
O álbum foi todo produzido por artistas cabo-frienses. As gravações foram realizadas no “Daniel Porto Estúdio” e os músicos Diego Matos (trompete e trombone), Jubiabá (percussões), Daniel Porto (Percussões), O Barba (percussões), Caio Vargas e Vitalino (coros), Toddybass (contrabaixo, violão e cavaquinho), Nado Capoeira (Berimbau e percussão) participam do álbum como instrumentistas/coro; Ivo Vargas é a participação especial na canção “Cabo Frio Meu Pensamento”, e a canção “Minhocas Da Terra” tem a participação especial dos “minhocas da terra” Dio Cavalcanti, Ulisses Rabelo, Leo Diolí, Vitalino, Ivo Vargas e Juliana Feliciano, na interpretação.
Azul, que é compositor e intérprete das faixas, divide a direção musical e arranjos com Daniel Porto, além de gravar violões.
A arte gráfica da capa do álbum é assinada por Yuri Vasconcellos e a fotografia e vídeos de divulgação ficaram a cargo de Marcelas Rimes. André Amaral é responsável por registros audiovisuais que ilustram algumas canções do álbum no youtube.https://open.spotify.com/embed/album/7tvsjOJ3TBTCdnHNkVZmpB?utm_source=oembed
As gravações do álbum foram possíveis graças ao projeto ser contemplado (em 1º lugar) no edital “Gilberto Marques de Fomento à Cultura” da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio. Além da gravação e do lançamento online, o artista realizará 8 eventos em escolas municipais, em novembro, com pockets shows com as músicas do álbum, apresentação de vídeos de “Orgulhos Musicais da Terra” trazendo homenagens a 5 musicistas cabofrienses de diferentes épocas e rodas de conversas com alunos e professores.
“Esse álbum é um sonho de anos, e certamente o trabalho mais importante da minha carreira até aqui. É um trabalho que fala da minha cidade, da minha gente, e da minha cultura. É um trabalho que eu espero que possa tocar o coração das pessoas e que possa contribuir para a valorização da arte e da cultura cabofriense”, afirma Azul Puro Azul.
Sobre Azul Puro Azul:
Azul Puro Azul é compositor/cantor/instrumentista; produtor cultural, comunicador, e escritor. Com formação acadêmica em Serviço Social, é na arte que encontrou sua melhor expressão e conexão com a sociedade.
Em 2014 Azul ganha proporção nacional com a inserção do videoclipe “Minha Cara” no canal MultiShow. Produz, escreve, e atua em diversos espetáculos que mesclam poesia, circo, música e teatro. Discografia “Minha Cara” (2013), “Baile de Calma” (2023), “Alma de Beira da Praia” (2023).
Entre 2020 e 2023 é aprovado em 7 editais de cultura; entre editais municipais (Cabo Frio) e estaduais (Estado do Rio de Janeiro). Como produtor cultural idealiza/produz os eventos “É Assim que a Banda Toca” e “Forró Du Xamêgo”, somando os 2 eventos mais de 150 edições realizadas em diversos espaços culturais, e praças públicas em Cabo Frio.