Brasil terá pior onda de frio do ano nesta semana
Estão previstas temperaturas abaixo de zero, geadas amplas e risco de neve nos próximos dias
Uma massa de ar frio deve causar queda de temperatura na região Sul do país a partir desta quinta-feira. 8. O frio deve atingir o Centro-Oeste e o Sudeste ao longo do fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Rio de Janeiro, a previsão é de uma quinta-feira com nuvens, com máxima de 35ºC e mínima de 18ºC. Em São Paulo o panorama é semelhante, mas as temperaturas devem atingir até 30ºC. O alerta para este fim de semana é de “perigo” para uma onda de frio que pode trazer “riscos à saúde”.
Em Nova Friburgo, a previsão aponta o domingo, 11, como o dia mais frio, com mínima de 4ºC e máxima de 17ºC. Nesta quinta-feira, 16ºC e 27ºC; sexta-feira, 15ºC e 26ºC; e sábado, 8ºC e 16ºC.
Geada, neve e chuva congelada
A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul. Além disso, diversas cidades da região Sul terão temperaturas negativas por mais de um dia.
Os modelos analisados pelo agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, indicam que no fim de semana a massa de ar polar ganha intensidade e causa frio intenso sobre as áreas mais frias da região Sul, que são as serras. Há possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul no sábado, 10.
A mesma massa de ar polar vai ganhar mais intensidade no começo da semana. Tanto na segunda-feira, 12, quanto na terça-feira, 13, há probabilidade de frio ainda mais intenso. Com isso, as geadas serão mais amplas no amanhecer da terça em regiões do Sul e extremo sul do Sudeste. “A terça-feira é o dia de alerta máximo para frio”, diz o especialista.
Segundo Santos, também nas áreas de serra há chance de neve e chuva congelada, ambas de fraca intensidade. A chuva congelada é um tipo de precipitação invernal associada a locais onde a temperatura está abaixo de 0°C. Ela ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
Chuva antes do frio
Antes do frio intenso, as nuvens de chuva começaram a se deslocar do Rio Grande do Sul para o Paraná e sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 8 e, na sexta-feira, 9, chegam à região Sudeste. São esperadas chuvas irregulares em São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Como a frente fria já está em deslocamento para o oceano Atlântico, essa chuva deve cessar até o fim de semana no Brasil, explica o agrometeorologista. Portanto, sábado, 10, e domingo, 11, devem ser dias de frio intenso e tempo aberto, exceto no extremo norte da região Norte e no sul da Bahia, onde deve continuar chovendo.
Até lá, também não há previsão de chuva sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e todo o interior do Nordeste, incluindo o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).