Búzios realiza Dia D contra a influenza nesse sábado, 10, e promete vacinar até o fim da campanha

A Prefeitura de Armação dos Búzios também terá campanha de vacinação do Dia D contra a Gripe Influenza, proposta pelo Ministério da Saúde, com a imunização acontecendo nesse sábado, 10, das 9h às 16h.
Conforme indicação do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação desse sábado visa a redução de complicações, internações e mortes causadas pela infecção do vírus da gripe influenza, que pode ser dos tipos A, B e C.
“A campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde e é voltada, neste primeiro momento, aos grupos prioritários, que apresentam maior risco de desenvolver formas graves da doença”, explicou a prefeitura.
Entre os considerados prioritários estão crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto; idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da Saúde; professores; povos quilombolas; caminhoneiros; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários; funcionários do sistema prisional e forças armadas; pessoas em situação de institucionalização; trabalhadores da limpeza urbana e dos Correios; e pessoas com comorbidades, que são doenças crônicas e condições clínicas especiais.
A prefeitura ressalta que a vacina contra a influenza é segura e gratuita, além de ser considerada fundamental para prevenção da doença, que pode levar a complicações graves como pneumonia, e até à morte.
“A vacina contra a Influenza é segura, gratuita e fundamental para a prevenção da gripe, especialmente diante da circulação de diferentes cepas do vírus ao longo do ano”, garante o município.
Segundo o Secretário de Saúde, Leônidas Heringer, a imunização também auxilia na redução da sobrecarga dos serviços de saúde, evitando a hospitalização por complicações da doença, que vêm aumentando em todo o país.
“Além da proteção individual, a imunização em massa contribui para a redução da transmissão do vírus, protegendo principalmente pessoas mais vulneráveis e evitando surtos em instituições como escolas, creches, asilos e hospitais. A Prefeitura de Búzios reforça que não é necessário agendamento prévio e que todos devem comparecer com documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação”, detalhou a prefeitura.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns da influenza estão, febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza, podendo apresentar ainda calafrios, mal-estar, dores musculares e nas juntas, fraqueza, diarreia, vômito e cansaço extremo.
Além do Dia D contra Gripe Influenza, nesse sábado, a Prefeitura de Armação dos Búzios montou um esquema de vacinação até o fim da campanha nacional, no próximo dia 25 de maio, nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
“A mobilização segue até o fim da campanha nacional e poderá ser ampliada conforme disponibilidade de doses e orientações do Ministério da Saúde. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima. Participe da campanha e proteja-se contra a gripe!”, completou o município.