Cabo Frio abre caminho para nova era da cultura no interior do Rio com encontro regional histórico

Cabo Frio abre caminho para nova era da cultura no interior do Rio com encontro regional histórico

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na última terça-feira (29) o primeiro Encontro de Gestores de Cultura da Baixada Litorânea. O evento reuniu secretários e representantes culturais de oito municípios da região, além de contar com a presença do assessor-chefe de Cultura e Sociedade, Thiago Sales, que representou a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Com foco na construção de estratégias conjuntas, o encontro teve como meta consolidar uma rede de colaboração entre os gestores municipais de cultura, fomentar parcerias institucionais e alinhar diretrizes para políticas públicas mais coesas e eficientes.

Representando o Governo do Estado, Thiago Sales destacou o papel central do encontro na estruturação das políticas locais:

“Esse é um espaço voltado para o debate sobre os desafios e caminhos possíveis para a cultura na região, com destaque para o suporte técnico necessário à implantação dos Sistemas Municipais de Cultura — os chamados CPFs da Cultura: Conselho, Plano e Fundo”, explicou.

Carlos Ernesto Lopes, secretário de Cultura de Cabo Frio e presidente da Mesa Diretora de Cultura da Baixada Litorânea, reforçou os objetivos estratégicos da reunião:

“A proposta é incentivar a troca de experiências bem-sucedidas, definir caminhos para o fortalecimento dos CPFs da Cultura, ampliar o acesso a recursos e construir de forma conjunta um plano de desenvolvimento cultural para toda a região”, afirmou Carlão.

Já Maria de Fátima Pereira Canêjo Francisco, presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu e primeira secretária da Mesa Diretora, sublinhou a importância do encontro para o fortalecimento da cultura no interior fluminense:

“Esse é um momento simbólico e estratégico. A Mesa Diretora terá a missão de criar ferramentas que garantam a consolidação dos CPFs da Cultura nas cidades da Baixada Litorânea e ampliar o legado de formação e intercâmbio entre os gestores”, destacou.

A Baixada Litorânea é composta pelos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras.

Foto: Mari Ricci/SECOM