Cachoeiras de Macacu faz primeiro Carnaval Sustentável
Distante 38 quilômetros de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a cidade de Cachoeiras de Macacu está realizando o primeiro Carnaval sustentável.
A cidade no meio de uma paisagem verde possui cerca de 54% de Mata Atlântica preservada e foi usada como modelo para a realização do ‘Carnaval Sustentável 2023’.
A ação reutiliza fantasias usadas no Carnaval 2022, nos desfiles das Escolas de Samba das Séries Ouro e Especial, que foram deixadas na área de dispersão da Marquês de Sapucaí, no Rio.
Ao utilizar, reutilizar e transformar as fantasias e adereços, o folião contribui para a redução de carbono, reduzindo os impactos negativos no ambiente.
O projeto batizado como ‘A Nossa Alegria nos Sustenta’ traz conscientização sobre o tema e ainda serve de exemplo a outros municípios, como afirmou o governador Cláudio Castro:
Aliar cultura e sustentabilidade, além de trazer ganhos para o meio ambiente, também é uma forma de dar visibilidade à causa ambiental.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, apontou Cachoeiras de Macacu como um exemplo no cuidado do meio ambiente e que agora ganhou um reforço no Carnaval:
Estamos aliando cultura e sustentabilidade, numa campanha de conscientização que envolve o Carnaval da Sapucaí, com materiais que brilharam na Avenida e que ganham um novo significado, promovendo o Carnaval do interior.
O projeto foi feito em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e o projeto Sustenta Carnaval.
Cidade verde
O município que possui em seu território uma ampla cobertura vegetal, abrigando a maior unidade de conservação do Estado, o Parque Estadual dos Três Picos – é responsável pelo abastecimento com água de qualidade para mais de 2,5 milhões de pessoas. Por isso, como ressaltou o prefeito Rafael Miranda, precisa seguir investindo na sustentabilidade.
A cidade detém o maior ICMS Verde do Estado e essa iniciativa contribui para nortear nosso trabalho. Além disso, temos um dos carnavais de rua mais tradicionais do Estado. Portanto, unir essas duas potencialidades da nossa terra é uma honra e grande alegria pra nós.
Conscientização
Para Mariana Pinho, idealizadora do projeto Sustenta Carnaval, a conscientização ambiental no carnaval é uma pauta que precisa avançar nos próximos anos.
Com a primeira doação, que reuniu mais de 100 quilos de material, serão neutralizados na bioesfera 4,5 mil quilos de CO²eq:
Fizemos um trabalho de parceria e diálogo com todo segmento da indústria criativa do Carnaval para que a sustentabilidade seja uma pauta para além do enredo.
O projeto Sustenta Carnaval tem o apoio da Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro (FICCCERJ) e da Associação Recreativista Escola de Samba Vizinha Faladeira, que armazenou o material recolhido pelo projeto.