Câmara de Macaé presta homenagem às vereadoras em alusão ao Dia da Mulher

Câmara de Macaé presta homenagem às vereadoras em alusão ao Dia da Mulher

Em sessão ordinária realizada nessa terça-feira, 10, a Câmara de Macaé prestou sua homenagem às mulheres vereadoras, que equivalem a 23,53% da Casa na atual legislatura, lembrando o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesse domingo, 8.

O momento foi marcado pela entrega de buquês de flores das mãos do presidente da Câmara, vereador Alan Mansur (CIDADANIA), para as vereadoras Leandra Lopes (PT), Mayara Rezende (REPUBLICANOS), Liomar Queiroz (AGIR), e Manu Rezende (CIDADANIA).

Em seus discursos durante a solenidade, as vereadoras reforçaram a importância da luta contra o feminicídio e exaltaram outras mulheres, como a bióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tatiana Sampaio.

A cientista ganhou renome nacional e internacional em reconhecimento à descoberta do uso da molécula de polilaminina na regeneração de lesões medulares, que recebeu, em janeiro de 2026, autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o início da realização de testes clínicos.

O nome da líder da pesquisa realizada pela UFRJ desde 1997 foi lembrada pela vereadora Leandra Lopes, que propôs uma salva de palmas à cientista e seu trabalho que vêm dando esperança de recuperação de funções motoras em tetraplégicos. “Reconheçamos essa mulher notável por sua contribuição científica, e tantas outras que mudam o destino das pessoas de forma tão extraordinária”, sugeriu Leandra Lopes.

Ex-secretária de Educação na 1ª gestão Welberth Rezende (CIDADANIA), a vereadora teve aprovado um requerimento que visa a adesão de Macaé ao Programa Federal “Agora Tem Especialista”, cujo objetivo é ampliar o acesso à saúde e reduzir o tempo de espera por atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vereadora aproveitou a oportunidade ainda para fazer um apelo aos seus pares masculinos da Casa e a todos os homens da sociedade, para que participem da luta pela equidade de gênero e do combate ao feminicídio.

“Convido todos os homens a se mobilizarem pelo fim da violência contra a mulher, pelo nosso direito de permanecermos vivas e ocuparmos os mesmos espaços”, pediu Leandra Lopes.

Ainda durante a sessão dessa terça, a Câmara aprovou um projeto de lei de autoria da vereadora Mayara Rezende, que institui o Programa Municipal de Apoio Integral às Famílias de Pessoas com Deficiência.

De acordo com o texto da matéria, o objetivo do programa é promover qualidade de vida, acolhimento psicológico e acesso facilitado aos serviços públicos para mães, pais e responsáveis de pessoas com deficiência (PcDs).

Deixe um comentário