Campos dos Goytacazes, maior cidade do interior do Rio, comemora 184 anos
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está comemorando 184 anos de emancipação político-administrativa, nesta quinta-feira (28). A sede da prefeitura, o Museu Histórico e a Praça do Liceu serão os espaços das programações comemorativas, até amanhã (29).
As comemorações tiveram início no auditório da Prefeitura, com execução do Hino Nacional e do Hino a Campos, com a presença do prefeito Rafael Diniz, da vice-prefeita Conceição SantAnna, de vereadores, autoridades, servidores e da população. A cerimônia seguiu com culto ecumênico que reuniu líderes de diversas religiões, mostrando ao público, a importância do respeito à crença de cada cidadão campista.
No Museu, está acontecendo a exposição “Viva sua História”, que traz narrativas da população sobre sua relação com a cidade.
No Jardim do Liceu, das 14h às 17h, o Espaço da Oportunidade, da Superintendência de Trabalho e Renda, fará emissão de carteiras de trabalho. Das 14h às 18h, serão realizadas oficinas de grafite, de máscaras e acessórios e de glitter e confetes ecológicos, além de animação cultural, orientações de saúde bucal, recreação e brinquedoteca.
Também a partir das 14h e até as 17h, o público vai aproveitar o Festival de Bandas e Fanfarras, organizado pelas secretarias de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Às 18h, a centenária Lira Guarany se apresenta. Às 20h, será a vez do Bloco do Sargento Pimenta celebrar a cidade de Campos.
Na sexta, a celebração continua no Museu Histórico. A partir das 10h, Jogo de Tabuleiro “Na Trilha da História” recebe crianças e adolescentes com interatividade. A proposta é que os envolvidos descubram, através da brincadeira, a história do município desde a instalação do Povoado e Vila, até se tornar cidade. A partir das 18h, o historiado Arthur Soffiati lança o Livro “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.
Turismo – Campos dos Goytacazes, que é a maior cidade do interior do Rio, possui um grande acervo histórico e diversos pontos turísticos. Entre as opções estão igrejas, praças, monumentos e lagoas que fazem parte da construção da cidade, tais como: Praça do Santíssimo Salvador, Jardim do Liceu, Jardim São Benedito, Morro do Itaoca, Monumento histórico do Farol, Lagoa de Cima, Lagoa Feia, Cachoeiras do Imbé, Distrito de Santo Amaro, Villa Maria.