Celebração de Corpus Christi movimentou paróquias e fiéis em Macaé

A tradicional celebração de Corpus Christi reuniu centenas de fiéis nesta quinta-feira (19), no bairro Imbetiba, em Macaé. A programação religiosa, marcada por momentos de oração, devoção e confraternização, reforçou a fé e a união da comunidade católica. Comemorada 60 dias após a Páscoa, a solenidade teve como tema deste ano “Peregrinos da Esperança”.
Ao longo do dia, representantes de nove paróquias da cidade se uniram na confecção dos tradicionais tapetes, que se estenderam por 500 metros e utilizaram cerca de 20 toneladas de sal colorido. A atividade, que antecede a procissão, é um dos pontos altos da celebração e simboliza o caminho por onde passa o Corpo de Cristo.
Antes da missa, celebrada pelo vigário episcopal do Litoral da Diocese de Nova Friburgo e pároco da Igreja Santo Antônio, Padre Gleison Lima, os fiéis participaram da oração do terço, em um momento de profunda espiritualidade. A celebração foi marcada por cânticos, adoração e demonstrações de fé, fortalecendo os laços entre as comunidades católicas locais.
“Estamos felizes com a união de paróquias. Esta é a celebração em que o foco é Jesus, ou seja Santíssimo Sacramento, do corpo e sangue de Cristo. Agradecemos a todos os participantes, voluntários e apoio da Prefeitura. Esta é uma importante manifestação de fé e cultura em nossa cidade. Agradecemos também aos diáconos, sacerdotes e seminaristas por estarem aqui”, ressaltou o padre Gleison.
Durante o percurso da procissão, crianças, jovens e adultos se reuniram em um clima de fé e devoção para rezar, louvar e contemplar os tapetes ornamentais, que retratavam temas como esperança, amor, fraternidade e união. A servidora pública Camila Artilles, visivelmente emocionada, participou ao lado da família. “Vim com meus três filhos e meu marido. A celebração de Corpus Christi é muito significativa para nós”, destacou.
Encerrando a programação religiosa, o cantor Cassiano Meireles, da Comunidade Canção Nova, apresentou um show com o tema “Peregrinos da Esperança”. O artista emocionou o público com músicas como “Poderoso Sangue” e “Eu Creio”. Para a dona de casa Carla Oliveira, a apresentação foi marcante. “É muito bom estar aqui e assistir ao show. Gostei muito de participar dessa celebração religiosa”, afirmou, ao lado da família, que também contribuiu com agasalhos para doação.
Além da programação espiritual, a solenidade de Corpus Christi teve um forte caráter social. Os participantes puderam doar 1 kg de alimento não perecível, destinado às ações da Cáritas Diocesana de Nova Friburgo, além de agasalhos e roupas de cama para pessoas em situação de rua, atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária.
As doações também podem ser feitas em um dos 250 pontos de coleta da Campanha do Agasalho, localizados nos ônibus do transporte urbano, fruto da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana e a SIT.
Os donativos seguem sendo recebidos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na Avenida Lacerda Agostinho, 477, no bairro Virgem Santa (Hotel de Deus). Além de roupas e alimentos, calçados também são aceitos. Os itens arrecadados serão destinados ao Abrigo de Inverno, com abertura prevista para o início de julho, e ao Centro Pop, unidade de atendimento diário e acolhimento noturno a pessoas em situação de rua, no centro de Macaé.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Ordem Pública (em parceria com a PM/Proeis), Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Comunicação, Posturas e Turismo. A Secretaria de Saúde também prestou suporte com a disponibilização de ambulância durante toda a celebração.