Centro de Monitoramento auxilia trabalho da Defesa Civil de Macaé

Centro de Monitoramento auxilia trabalho da Defesa Civil de Macaé

A finalidade é ter dados cada vez mais precisos, principalmente em época de chuvas

O ano começou com muito sol e dias de temperaturas elevadas. Recentemente, uma frente fria se instalou sobre a região trazendo chuva e um clima mais ameno. As duas situações foram acompanhadas de perto pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Macaé, que faz uma avaliação diária da previsão do tempo com base em relatórios do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Desde 19 de setembro de 2023, outra importante ferramenta passou a fazer parte do processo de coleta de informações de modo a tornar mais precisos os dados divulgados: o Centro de Monitoramento e Operações (CMO), fruto de um convênio da Prefeitura de Macaé com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e de uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

A cooperação desenvolve aplicações de automação em telemetria, com estações meteorológicas instaladas em escolas da rede pública municipal de Macaé. O CMO funciona na sede da Defesa Civil, no bairro Novo Botafogo, e recebe os dados produzidos pelos equipamentos. Desde a inauguração foram registradas 297 ocorrências.

O Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florencio, disse que o CMO auxilia no trabalho do dia-a-dia. “É um instrumento de muita importância, porque usamos cada vez mais a tecnologia e a inovação. Da melhor maneira possível podemos multiplicar isso para a população. Conseguimos, de maneira organizada, articular, com os outros órgãos do poder público, ações de prevenção e resposta”, apontou.

A finalidade é aprimorar cada vez mais o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Defesa Civil, promovendo a integração da rede escolar, através de seus profissionais e alunos, com a política de proteção. Há, também, o acompanhamento de indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres de origem natural.

Outro objetivo é a análise dos dados coletados, geoprocessamento e adequação ou redimensionamento dos modelos de acordo com as necessidades da Defesa Civil, ajustando a cooperação técnica e científica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. E, ainda, o desenvolvimento de projetos na área de proteção, alinhados aos projetos de Defesa Civil nas escolas.

O Centro de Monitoramento permite contribuir para o alcance das metas da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), do Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei 12.608/2012.

Além disso, fomenta ações no âmbito do ecossistema de inovação estabelecido em Macaé e apoia a elaboração de projetos com potencial de geração de negócios de base tecnológica.

O projeto já é referência. “O Centro de Monitoramento e Operações tem sido um sucesso e é um exemplo inovador. Recebemos visitas de representantes de outros municípios da região que pretendem aplicar o mesmo modelo, como Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes. Já apresentamos o CMO em capitais como Belo Horizonte e Fortaleza”, informou Joseferson.

A Defesa Civil atua todos os dias, 24 horas. Em caso de emergência, a população pode manter contato através do telefone 199. Outra forma de comunicação recém-implantada foi a mensagem via WhatsApp, pelo número (22) 99103-4275.


Fotos Relacionadas

Galvão

Galvão