Chef Petropolitano concorre novamente ao The Crew Awards – ‘Oscar’ do setor marítimo

Chef Petropolitano concorre novamente ao The Crew Awards – ‘Oscar’ do setor marítimo

De Petrópolis para o Mundo! Promovendo sabores e encantando paladares por onde passa, o chef petropolitano Marco Lima, 38 anos, foi indicado, mais uma vez, ao The Crew Awards, premiação que avalia os profissionais de maior destaque no ramo de iates a nível mundial, entre chefs, capitães, engenheiros, etc.

A votação deste ano está aberta até o dia 30 de junho e o Marco é o único brasileiro concorrendo, aliás, o Chef de Petrópolis venceu a edição passada do prêmio, venceu a categoria “Chef”, com 35% dos votos totais da competição.

Marco Lima contou ao Rota Rio que está na profissão há 11 anos, sendo que seis anos estão sendo dedicados no exterior, em Iates. “Comecei a trabalhar no iates em 2013, para uma família de Goiânia, que tinham acabado de comprar um novo barco na Itália. Tudo começou em 2008, na época eu fazia uma pós-graduação em gastronomia e surgiu a oportunidade de fazer estágio em um dos restaurantes da Globo, no Projac. Fui fazer o teste e me contrataram de imediato. Foi um grande aprendizado”, lembra.

O chef recordou que com três meses lhe ofereceram o cargo de gerente de eventos, daí, ele passou a “cuidar” de um nicho mais selecionado de artistas e diretores da Globo. “Com mais 3 meses, fui convidado pelo chef de cozinha, na época, do Mais Você, e comecei a fazer parte da equipe do programa, na elaboração e criação da receitas. Fiquei no programa por três anos, foi umas das melhores escolas que pude fazer. Depois disso, passei pelo Estrelas, comandado pela Angélica”, revelou.

O chef disse ainda que, ao cansar um pouco do mundo das telinhas, resolveu aceitar o convite de chefiar um bistrô em Curitiba, na parte de entradas e confeitaria. Marco soma como experiência também o trabalho em cozinha de um Hospital da PUC e vivência com nutricionistas, desenvolvendo receitas voltadas para “dietas”, composições nutricionais, etc. Em 2013, surgiu o convite para chefiar um barco na Italia.

Ele brinca ao dizer que não existe a profissão chef de cozinha. “Somos todos cozinheiros! E com orgulho! Chef é um status, não é uma profissão. Ser chef, é ser um líder, um gestor, um “mente pensante”. Não é tão simples, o que existe é a “glamourização” do cargo. Hoje, sei que estou num patamar um pouco diferente, já que trabalho no exterior e sou chef de um iate privado de uma família da Jordânia. Mas para quem quer, gosta do que faz, pretende alcançar diferentes rumos, ou até mesmo fazer do restaurante que trabalha, o melhor lugar, dedique-se, estude, e faça a diferença. As oportunidades chegam, basta acreditar e correr atrás”, declarou.

Única ‘frustração’ da carreira

Marco revela, com saudade, que Petrópolis é um pedacinho dele aqui no Brasil. “Sinto muitas saudades de Petrópolis, como sempre digo, a Serra é meu porto seguro. É lá que passo metade das minhas férias, curto meus amigos e minha família. Sinto saudades da tranquilidade, do cheiro da mata quando a gente começa a subir a Serra. Eu sempre abro o vidro do carro, para respirar o ar fresco. Tenho muitos amigos em Petrópolis, e gosto sempre de voltar e poder estar com eles e claro, com a minha família que está toda lá”, disse.

Segundo ele, nunca teve oportunidade de trabalho em Petrópolis, infelizmente. “Por isso acabei indo pro Rio tentar…triste realidade, gostaria muito de um dia poder mostrar a todos da Cidade Imperial um pouco mais do meu trabalho e dos meus sabores. Apenas no Petrópolis Gourmet, que também sou pai, pude mostrar um pouco do meu trabalho, foi muito bom enquanto pude participar, apesar de todos os anos a organização me convidar, mas o calendário não bate”, frisou.

Sobre o prêmio, considerado o Oscar do setor marítimo, o The Crew Awards , será entregue no dia 12 de outubro, em Nice, na França. Para votar, basta acessar o site https://acrew.com/award-category/?comp=20792&cat=5c643540edcb7.  Basta clicar no ícone abaixo da foto de Marco, no botão “Vote for Marco Lima”.

“Satisfação em ter Marco Lima como um parceiro. Sempre vem nos visitar e ajuda nos temas do nosso Petrópolis Gourmet. É uma pessoa que merece todo o nosso carinho”, disse o Presidente do Petrópolis Convention Visitors Bureau, Samir El Ghaoui.

Galvão

Galvão