Chuva causa transtornos na região Serrana e dos Lagos

Chuva causa transtornos na região Serrana e dos Lagos

As chuvas que atingem as cidades das regiões Serrana e dos Lagos do Rio continuam causando diversos transtornos para os moradores. Em Carmo, quatro pessoas ficaram desabrigadas e, em Arraial do Cabo, três pontos turísticos foram interditados no fim de semana.

Até esta segunda-feira, 9, de acordo com a Defesa Civil de Carmo, 12 deslizamentos de terra foram registrados na cidade, além de oito quedas de barreiras em estradas. Cinco casas tiveram que ser interditadas.

Quatro pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para um abrigo na cidade.

O órgão registrou ainda dois pontos de alagamentos e três quedas de árvores. Ao todo, houve 43 ocorrências em Carmo.

O município segue em Estado de Atenção em função da previsão de mais chuva.

Em Arraial do Cabo, a Defesa Civil interditou no sábado, 7, a estrada de acesso ao Pontal do Atalaia, devido alto risco de deslizamento após metade da pista de paralelepípedo ceder em um ponto de muito movimento.

Apenas moradores do Pontal do Atalaia e turistas hospedados em pousadas, mediante comprovação, podem subir.

As Prainhas do Pontal do Atalaia também estão interditadas, segundo o Coordenador da Defesa Civil, Marcelo Fernandez.

Os outros dois pontos que tiveram o acesso proibido são a ‘Calha’ e ‘Janela do paraíso’, na Praia Grande. Os locais são muito utilizados por turistas e pescadores.

Em caso de emergência, os moradores e visitantes podem acionar a Defesa Civil através do número (22) 98865-1113.

Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio informou que o município segue em Estado de Observação, pelas próximas 48 horas. De acordo com a Superintendência de Defesa Civil, nas últimas 72h, a precipitação pluviométrica foi de 78.5 mm na área central e de 68.9 em Tamoios. Para esta segunda, 9, a previsão é de 5.9 mm.

No fim de semana, não foram registrados pontos de alagamentos na cidade e não houve registro de desalojados e desabrigados.

Em caso de emergência, o morador pode entrar em contato pelos números (22) 2647-0199 ou 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.

Previsão e alertas

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos moderados a fortes de até 33 nós (61 km/h), com rajadas de até 40 nós (74 km/h), até a noite desta segunda, 9, para a costa de todo o estado, incluindo as cidades da Região dos Lagos.

Segundo a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, existe a possibilidade de chuvas intensas, de moderadas a fortes, em Nova Friburgo, na Serra fluminense.

O órgão pede aos moradores, que em caso risco de inundações ou alagamentos na área de suas residências, que protejam documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Os móveis e utensílios devem ser colocados em lugares altos. Já os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia devem ser desligados.

Este alerta é válido até o final do dia, desta segunda-feira, dia 9.

Temperaturas

A chuva deve permanecer nesta segunda, no interior do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A média de temperatura nas cidades do litoral vai variar entre 19° C e 25º C. A Probabilidade é de 67% de chuva.

Já na Serra, os termômetros devem variar entre 15º C e 20º C.

Ao longo da semana, o sol vai se fortalecendo e, com isso, as temperaturas podem subir, trazendo de volta o calor de verão para as regiões fluminenses.

Ainda segundo o Inmet, a combinação de calor e umidade favorece o crescimento de nuvens que devem provocar pancadas de chuva no fim das tardes, nesta estação.

Galvão

Galvão