Cidade ganha novo produto turístico

Cidade ganha novo produto turístico

Rio das Ostras quer ter Jazz e Blues espalhados pela Cidade durante o ano todo.

Esse é um dos propósitos do Roteiro Gastronômico Jazz & Blues que está sendo desenvolvido a várias mãos – empresários, sociedade civil organizada e Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sob a coordenação do Sebrae RJ.

Ainda em fase de construção, o Roteiro pretende reunir diversos estabelecimentos comerciais da Cidade para promover uma narrativa cultural do Jazz & Blues por meio da promoção da música, arte e culinária crioula, característica do estado americano da Louisiana, onde está New Orleans, berço do jazz.

O Roteiro Gastronômico Jazz & Blues se trata de um itinerário atra¬vés de equipamentos turísticos que contribuam para a construção da identidade do jazz e blues para que o turista possa experimentar essa atmosfera, que, até então, só era sentida uma vez por ano, nos dias em que se realiza o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

Sob a coordenação do Sebrae RJ, os interessados estão se reunindo para discutir as ações para implantação do Roteiro, como eventos e criação de pratos inspirados na culinária crioula. Hoje o roteiro já conta com alguns subprodutos, como o Projeto “Jazz na Rua” e o Mapa Virtual.

JAZZ NA RUA – O projeto já está acontecendo na Cidade há três semanas. Uma “Street Band”, formada por músicos do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, faz apresentações itinerantes de Jazz e Blues pelas ruas das principais áreas turísticas da Cidade – Centro e Costazul, e também visitam os bares e restaurantes.
Nesta semana, os organizadores vão testar um outro formato, com as apresentações concentradas no sábado, dia 3 de setembro. Das 12h às 14h, a banda percorrerá a Avenida Amazonas, a orla e os demais estabelecimentos comerciais do Centro. E à noite, a partir das 20h, a atração vai para Costazul.

MAPA VIRTUAL – O Mapa Virtual é uma plataforma que vai permitir ao usuário acessar informações referentes ao turismo na cidade, como gastronomia, hotelaria, pontos turísticos, estabelecimentos comerciais, além das empresas participantes do Roteiro.
“Queremos incentivar que Rio das Ostras seja de fato a Capital Estadual do Jazz & Blues. Que possamos consolidar a imagem que construímos ao longo dos 20 anos de realização do nosso Festival como gerador de negócios, trabalho e renda, ação de fomento do mercado e atrativo turístico. É muito bom sempre poder contar com o Sebrae, um parceiro importante para a criação de políticas públicas”, disse Aurora Siqueira, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Não é a primeira vez que o Sebrae trabalha junto com a Prefeitura de Rio das Ostras no desenvolvimento de produtos. O Núcleo Gastronômico também é fruto de uma parceria de sucesso. “O Sebrae tem como objetivos desenvolver ações e articular políticas públicas visando à criação de ambiente favorável à competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas e a formalização dos pequenos negócios. E temos uma parceria bem antiga e produtiva com Rio das Ostras”, disse Ana Cláudia Vieira, coordenadora Regional na Sebrae/RJ.

Galvão

Galvão