Claudio Castro inaugura primeira fase da modernização do Hospital Estadual Getúlio Vargas

Claudio Castro inaugura primeira fase da modernização do Hospital Estadual Getúlio Vargas

Unidade também recebeu investimento em novos equipamentos para exames de tomografia e ressonância magnética

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quarta-feira (18/09), a primeira fase das obras de reforma do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Penha Circular, Zona Norte do Rio. A revitalização incluiu o acesso da emergência e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que tem 20 leitos. Também foram adquiridos novos equipamentos, num investimento total de R$ 10,6 milhões.

– O Getúlio Vargas é um hospital fundamental pela complexidade dos atendimentos que realiza, principalmente, em traumatologia. Com seus 85 anos, precisava dessa modernização que estamos realizando. É uma obra complexa, porque está sendo feita com a unidade em funcionamento. Mas os investimentos já se refletem na ampliação e na qualificação da capacidade de atendimento do hospital – afirmou o governador Cláudio Castro, que visitou a unidade com a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Nesta primeira fase, também foi reformado o Núcleo de Atenção à Família (NAF) e foi criado o Espaço TEA, setor destinado para a realização de exames de eletroencefalograma com sedação para atender com excelência pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em breve, a unidade receberá um tomógrafo fixo, um aparelho de raio-X digital e um aparelho de ressonância magnética, que já foram comprados.

– Estamos, passo a passo, melhorando cada ambiente do Hospital Getúlio Vargas e, nesta modernização, a unidade ganhou um espaço para pacientes com Transtorno do Espectro Autista fazerem exame de encefalograma com o acolhimento das suas famílias. É um orgulho participar desse momento tão importante para a população do Rio de Janeiro e também para os profissionais que trabalham aqui – disse a secretária Claudia Mello.

A unidade – que tem 275 leitos, sendo 165 de enfermaria, 64 de UTI e 46 na emergência – passará por um segundo conjunto de intervenções, que estão em fase de finalização de projeto. Serão realizadas obras de reforma e adequação de toda a parte interna do setor de emergência, que inclui a sala de trauma; sala com 14 leitos de internação; salas verde, amarela (pediatria) e vermelha; setores de buco-maxilo e ortopedia e o centro de imagem.

HEGV já realizou quase 34 mil atendimentos este ano

Com 85 anos de fundação, o HEGV é uma das principais emergências da rede estadual de saúde e é referência em atendimentos de grandes traumas na capital.

Também atende nas especialidades de clínica geral, neurologia, ortopedia e pediatria. Integra o Complexo Estadual da Penha, junto com a UPA 24h, ambos sob gestão da Fundação Saúde do Estado.

De janeiro a agosto de 2024, o HEGV fez 33.922 atendimentos de urgência e emergência. Foram 9.329 internações, 6.267 cirurgias e 518.348 exames realizados.

Galvão

Galvão

Deixe um comentário