Cláudio Castro vistoria obras do Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo

Cláudio Castro vistoria obras do Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo

Além de equipamentos de última geração, unidade de saúde terá arquitetura especial para o bem-estar dos pacientes com câncer

O governador Cláudio Castro visitou, na quinta-feira (11/07), o futuro Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo, Região Serrana do Estado do Rio. Demanda antiga dos moradores do município e das cidades vizinhas, o projeto do Governo do Estado – com investimento de R$ 65,3 milhões – será uma referência no tratamento do câncer e está em reta final de obras, com previsão de entrega da construção civil em novembro. 

– Este é um sonho não só da população de Nova Friburgo ou da Região Serrana, mas de toda a população do Estado do Rio de Janeiro, que terá mais um equipamento de oncologia. Nós sabemos o quanto o câncer tira vidas e deixa sequelas eternas nas famílias – afirmou o governador Cláudio Castro.

Junto ao governador Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o deputado estadual, Rodrigo Bacellar acompanhou a vistoria da obra, realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas.  

Obras do Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo. Imagem: Carlos Magno.

Cuidado especial

Em meio aos trabalhos de finalização da estrutura e dos materiais de construção, há a satisfação pela construção do hospital que beneficiará milhares de pessoas. Um dos que elogiam a obra é o pedreiro e morador de Nova Friburgo, Ismair Leandro Filho, de 60 anos.

Um dos primeiros profissionais selecionados para trabalhar na construção, o friburguense, morador do distrito de Conselheiro Paulino, guarda a memória da sua irmã mais velha, que faleceu vítima de um câncer. Para ele, construir esse novo centro de saúde traz uma simbologia especial de quem deixará um bem para o futuro de toda a região.

– Para mim, é um orgulho participar dessa obra, construir esse hospital. Porque assim como a minha irmã que precisou de tratamento, outras pessoas vão precisar e vão ter aqui um apoio do governo para se recuperar. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte dessa equipe – afirmou Ismair.

Arquitetura combinada à neurociência

Projetado pela mesma equipe de arquitetos que desenvolveu o Instituto Estadual do Cérebro (IEC), na capital do Rio, o futuro hospital traz um conceito internacional de neuroarquitetura – a união da arquitetura e neurociência para criar espaços que impactem positivamente no bem-estar e comportamento dos pacientes e familiares que os acompanham nos tratamentos.

 A superintendente de Arquitetura e Engenharia da Secretaria da Saúde, Rebecca Varga, explica que o hospital fica em uma região de Mata Atlântica, o que facilitou a criação de um ambiente de descompressão para os futuros pacientes, promovendo a recuperação e o desenvolvimento de um ambiente saudável para todos.

– Nossa equipe de arquitetura trouxe a ambiência externa para dentro do hospital também, utilizando os princípios da neuroarquitetura. Criamos espaços de convivência externos para os pacientes. A estratégia tem o objetivo de diminuir a tensão durante o tratamento oncológico – explicou.

Estrutura de alto padrão

O Hospital Estadual de Oncologia, em Nova Friburgo, terá perfil assistencial de atendimento a pacientes oncológicos adultos, com emergência regulada. Serão 58 leitos divididos em 10 unidades de tratamento intensivo e 48 leitos de enfermaria.

Para prestação de assistência ao paciente, estão previstos os serviços de diagnóstico, cirurgia oncológica, oncologia clínica, medidas de suporte, reabilitação, cuidados paliativos, uma central de quimioterapia, além de diversos consultórios, um laboratório para análises clínicas e um moderno centro de imagem.

– Sem dúvidas esta será uma unidade que vai salvar muitas vidas, não apenas da Região Serrana, mas de todo o Estado do Rio de Janeiro. É um importante investimento em saúde, que vai oferecer atendimento especializado num ambiente humanizado – concluiu a  secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Galvão

Galvão