Concurso da PM tem duas mil vagas para soldados

Concurso da PM tem duas mil vagas para soldados

Após nove anos do último concurso para a Polícia Militar, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o edital para a realização de um novo processo seletivo para o ingresso de dois mil soldados na corporação. Conforme consta em comunicado publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro da última sexta-feira, 26, as inscrições estarão abertas de 14 de junho a 12 de julho para candidatos na faixa etária entre 18 e 32 anos, sendo 10% das vagas destinadas às mulheres.

No último processo seletivo da PM, em 2014, mais de 105 mil candidatos se inscreveram para concorrer a seis mil vagas. A demora para a incorporação de todos os aprovados ocorreu em função da crise econômica enfrentada pelo Estado, sobretudo na segunda metade da década passada, e, mais recentemente, durante a pandemia de Covid 19.

Neste novo concurso, os aprovados terão direito, após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, a um salário bruto inicial de R$ 5.233,88.  Do total de oportunidades, 200 são para mulheres e 1.800 para homens. A carreira de soldado tem os seguintes requisitos:  ensino médio completo e        idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso (14 de junho). Considera-se aquela idade compreendida até a véspera do 33º aniversário; altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;  Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A. Há cotas para negros, indígenas e pessoas com hipossuficiência econômica. Não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.

A partir de 14 de junho, os interessados poderão se inscrever pela internet, acessando o site, onde constam o edital, a ficha de inscrição via internet e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 100, o mesmo valor cobrado para o concurso de 2014.

Provas 

O concurso terá início no dia 27 de agosto com a prova escrita objetiva. Serão 50 questões divididas igualmente para Língua Portuguesa, Matemática Básica, Noções de Direitos Humanos, Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ e Noções de Direito Penal e Processual Penal. Para ser aprovado nessa primeira etapa, o candidato deverá alcançar um índice de acerto de 60% da avaliação geral e não zerar nenhuma das disciplinas.

Os aprovados na primeira etapa ficarão aptos a fazer a prova escrita discursiva (redação), no dia 29 de outubro, que exige nota mínima de 50 pontos, sendo avaliada nos aspectos formal, textual e técnico. Os aprovados nas duas primeiras provas estarão em condições de seguir adiante, cumprindo as demais sete etapas, que, como as duas primeiras, têm caráter eliminatório: preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição no Concurso Público; Exame Antropométrico; Teste de Aptidão Física; Exame Psicológico; Exames Médicos; Exame Social e Toxicológico; e Avaliação Documental.

Galvão

Galvão