Conferência Municipal de Proteção e Defesa dos Animais acontece no dia 31

Conferência Municipal de Proteção e Defesa dos Animais acontece no dia 31

A primeira Conferência Municipal de Proteção e Defesa dos Animais acontecerá no próximo dia 31, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Macaé, de 12h às 17h. O objetivo principal é elaborar e discutir o Plano de Políticas de Proteção Animal do município.O Secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Rafael Amorim, destaca que o evento é o primeiro registrado no Estado do Rio de Janeiro. “A nossa intenção é reunir técnicos e ativistas da área para que possamos discutir o assunto amplamente. Elaborando metas a curto, médio e longo prazo”, destacou.

Ele informou ainda que em números consolidados pela pasta, que foi criada em 29 de março de 2023, foram realizados 355 atendimentos, onde foram observadas demandas das mais variadas espécies, como denúncias de maus tratos, abandono de animais, auxílio com agendamento e transporte para castrações, atendimento médico-veterinário, entre outras solicitações da população macaense, que foram recebidas por meio dos canais de comunicação oficialmente disponibilizados.

“Os casos de maus tratos a animais domésticos, especificamente, representam 50,49% dos números registrados, e aqueles que envolvem animais silvestres, 37,75%, em diversas zonas do Município de Macaé, sendo assim distribuídos: 25,6% na região central; 21,9% no bairro Aeroporto e imediações; 19,5% no bairro Lagomar e imediações; 17,2% no bairro Miramar e imediações; 15,8% no bairro Granja dos Cavaleiros e imediações”, revelou Amorim.

Ele destaca que por isso é importante a realização desse encontro, que contará com a participação de representantes do Ministério Público (MP), parlamentares do município e de outras cidades, gestores, e de toda a população que quer contribuir com a conferência.

“Macaé sairá na vanguarda no que diz respeito à elaboração, definição e execução de políticas públicas de médio e longo prazo para todos os animais, sejam eles cães, de grande porte, silvestres, entre outros”, concluiu.

Galvão

Galvão