Conselheiros Tutelares tomam posse nesta quarta, 10

Conselheiros Tutelares tomam posse nesta quarta, 10

Cinco novos conselheiros tutelares de Rio das Ostras, eleitos em 2023, tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 10, durante uma cerimônia no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis. Os membros vão atuar no próximo quadriênio, atendendo a crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social.

Tomaram posse como titulares Thaís Ricardo Toledo, Thaís Pereira Batista de Oliveira, Viviane de Menezes Andrade Vianna, Mariana Cristina Gonçalves e Lucas de Jesus Alves. E como suplentes, Austriane Lessa Ferreira Marques, Gabriela Vilela da Silva, Evelyn Mary de Souza Batista dos Santos, Everaldo Barbosa Lima, Deyse Luci de Almeida Conceição e Laudiceia Nascimento dos Reis Guedes.

O conselheiro tutelar age a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes, mas ele também tem a competência de fiscalizar, independentemente de haver denúncia. Entre suas principais atividades estão: atender crianças, adolescentes, pais e outros responsáveis para aconselhamento e aplicação de medidas protetivas, requisitar serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança; pode abrir queixa junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações e também encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra o direito da criança e do adolescente.

Durante a cerimônia, a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, lembrou a importância da parceria do conselho com a secretaria. “Quero agradecer a todos vocês que se candidataram para ser conselheiros. Nós somos parceiros. Vocês estão na outra ponta e são fundamentais nesse processo. As nossas crianças não dependem de favores, dependem de direitos garantidos. As crianças e adolescentes são vulneráveis. E nós, adultos, precisamos garantir os direitos para essas crianças. O trabalho do Conselho Tutelar é muito importante, precisamos entender melhor qual o papel da instituição dentro da sociedade e respeitar os conselheiros”, enfatizou Eliara.

CULTURA – Antes da cerimônia, a plateia assistiu a apresentação cultural das crianças do Serviço Integrado de Convivência – CIC I, do oficineiro Rômulo de Oliveira Seixas.

Estiveram também na cerimônia a ex-conselheira tutelar, Derli Marques Pinheiro, a subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, o delegado da Polícia Civil, Ronaldo Cavalcante, o assessor especial e representante do prefeito, Bruno Valente, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Roseny Ricalde, o presidente da Câmara, Maurício BM e os vereadores Rogério Belém, Rafael Pereira, Leonardo Tavares e Uderlan Hespanhol.

Galvão

Galvão