Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras elege sua primeira grade de conselheiros
A eleição do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras (Comtur) foi realizada nesta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal, durante o II Fórum Municipal de Turismo. O encontro reuniu diversas autoridades ligadas ao trade. Durante a cerimônia de abertura, fizeram parte da mesa diretora, o prefeito Marcelino Borba (PV); o deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Alerj, Welbert Rezende; o presidente da TurisRio, Thomas Weber; a coordenadora de projeto municipal de Turismo do Sebrae, Silvia Romão; o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau, Marco Navega; a secretária de Turismo, Aurora Siqueira; e o vereador Wagner Albuquerque.
“O Conselho de Turismo é a forma mais democrática de fazermos uma gestão compartilhada, valorizando o associativismo e proporcionando ao Poder Público uma proximidade com quem vive os desafios do setor. Hoje, estamos começando a escrever um novo futuro e vamos construir essa história juntos”, disse a secretária de Turismo, Aurora Siqueira.
O Presidente da TurisRio, Thomas Weber, prestigiou o evento, pois a formação de conselhos regional e municipal são bandeiras levantadas durante a sua gestão. “O Comtur é uma exigência para se manter a cidade no mapa de Turismo do Estado. É através dele que o município consegue receber recursos federais para serem investidos no setor, contudo, contribui para o desenvolvimento econômico local”, observou.
Pela primeira vez na história do Estado do Rio de Janeiro, um Deputado, Presidente da Comissão de Turismo da Alerj, participa de uma eleição de Comtur, o que demonstra o comprometimento de Welbert Rezende com o setor. “Precisamos diversificar a economia. A região vai muito além do petróleo, tem um grande potencial no setor. Coloco a Comissão à disposição do município”, declarou.
O Prefeito Marcelino Borba agradeceu a presença de todos, em especial, do deputado e do presidente da TurisRio. “Nosso próximo passo será a Criação do Fundo Municipal de Turismo. Rio das Ostras nem precisa de estudo para demonstrar seu potencial, o município é essencialmente turístico. Faremos em dois anos o que não foi feito há mais de 20”, anunciou.
Na ocasião, foram eleitos: no setor empresarial, representando entidades e associações do setor privado ligados à atividade turística, o Rio das Ostras Convention Visitors Bureau (RO CVB) e o Sebrae – faltando duas cadeiras para serem preenchidas; Representando os Meios de Hospedagens, a APHORO; representando Bares e Restaurantes, o Núcleo Gourmet; e no setor social, não houve representante da classe de artesão; representando as associações de moradores, foi eleita a associação do Mar do Norte, por 6X0, sobre a Associação da Extensão do Bosque de artesãos; representante a área esportiva ligada ao turismo, foi eleita a CIARO; e a Associação dos Quiosques e a AVAERO, estarão representando a sociedade civil que fomentam o turismo.
Os representantes do setor público serão indicados pelo prefeito e divulgados no Jornal Oficial, na próxima quarta-feira, 15, juntamente com a data e local da próxima votação setorial, para aquelas cadeiras que ainda não foram preenchidas.