Contagem regressiva para o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Contagem regressiva para o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Os preparativos para a 16ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival está de vento em popa. O evento, que acontece entre os dias 20 e 23 de junho, traz músicos premiados vindos de todos os lugares do mundo, de São Paulo ao Haiti.

Serão mais de 70 horas de música gratuita, em quatro palcos ao ar livre, além da Casa do Jazz que este ano foi renomeada em homenagem ao baixista brasileiro, Arthur Maia, que morreu no fim de 2018. A programação está recheada de atrações principais.

O duo Romero Lubambo e Dianne Reeves, o grupo Bixiga 70, o cantor haitiano Vox Sambou, o guitarrista Roy Rogers e o saxofonista Bob Franceschini são os destaques desta edição do Festival.

Um dos destaques deste ano é a apresentação de Romero Lubambo e Dianne Reeves, que estão comemorando 20 anos de trabalho juntos. O violonista brasileiro e a melhor cantora de jazz por quatro vezes seguidas utilizam uma gama de influências musicais, e depois de passar por palcos como o do Carnegie Hall em Nova Iorque, chegam para se apresentar à beira mar.

O ritmo dançante da música instrumental do grupo brasileiro Bixiga 70 apresenta improvisos desenvolvendo uma sonoridade bastante peculiar, inédita e muito criativa.

O “embaixador do hip hop haitiano” Vox Sambou vai apresentar o repertório do seu recente CD The Brasil Session, com letras em crioulo, francês, inglês, espanhol e português. O show é uma mistura de hip hop com afrobeat, grooves latinos e batidas de reggae, com elementos de gêneros do Haiti.

O guitarrista Roy Rogers volta ao Rio das Ostras Jazz & Blues Festival para novamente empolgar o público com seu estilo “slide guitar”, que o levou a ser indicado ao prêmio W.C. Handy como melhor guitarrista de blues.

Também de volta à Rio das Ostras, o saxofonista Bob Franceschini desta vez vem mostrar seu trabalho solo com seu Jazz Trio e participação especial de Romero Lubambo.

Além desses, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival vai receber ainda The Mo’zar Jazz Band, Flávio & Blues Groover com participação espacial de Fernando Magalhães, Serginho Trombone, Camerata Sesi, Chico Chagas Acordeon Trio, Big James & The Simi Brothers, Gabriel Silva, Onda de Sopro Big Band, Lucky Peterson, Sonja Blues Band, Jonathan Ferr, The Jig e Segundo Set Instrumental.

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2019 é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação de Cultura e Governo Federal, com produção da Azul Produções e apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau (CVB), da Vallourec, Oceânica, Sindicomércio, Sumicity, Jornal O Dia e Band.

“O Festival Jazz & Blues é um evento mais que importante, necessário, para o calendário turístico de Rio das Ostras, em função de tudo que ele representa, não só nacionalmente, como internacionalmente. E esse ano em específico, a Prefeitura está fazendo um grande investimento para tornar o Jazz & Blues ainda mais forte. Essa edição será a retomada dos grandes eventos na cidade”, disse o presidente do Rio das Ostras CVB, Daniel Galvão.

Galvão

Galvão